A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 28 de março de 2013

Trabalhando a diversidade na escola


O BE Madureira está desenvolvendo o Projeto “Somos Todos Especiais” com os estudantes do CIEP Metalúrgico Benedicto Cerqueira. Este projeto trabalha a questão da diversidade que existe no ambiente escolar, estimulando o respeito às diferenças e ao próximo.


Os encontros educativos acontecem semanalmente e têm por objetivo sensibilizar os estudantes para uma reflexão sobre a importância de respeitar as diferenças entre eles, sabendo que a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, se expressando na nossa música, dança, culinária, língua portuguesa e outras atividades do cotidiano.


As atividades foram planejadas de forma atrativa, para serem executadas em grupo, promovendo dessa forma a interação entre os alunos através da exibição de filmes, realização de dinâmicas e produção de cartazes. Estas atividades são realizadas com todos os estudantes da escola, uma vez que a proposta dialoga diretamente com o Projeto Político Pedagógico da mesma.


Nessa perspectiva, as ações pedagógicas do projeto “Somos Todos Especiais” estão diretamente ligadas ao currículo escolar, que tem como objetivo assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.


Diversificar não significa formar grupos homogêneos com as mesmas dificuldades, mas a diversidade existente no grupo favorecerá a troca de experiência e o crescimento de cada um.

O BE agradece à coordenadora pedagógica Alba Bordes que incentivou e apoiou todas as ações pedagógicas propostas no projeto em questão.

Por Fabiana Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário