A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 8 de março de 2013

Apropriação da cidade e da história no Museu Histórico Nacional


Na sexta-feira, dia 08 de março, os estudantes do 5º ano do CIEP Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, BE Borel, fizeram uma aula passeio ao Museu Histórico Nacional, na Praça XV. A atividade realizada pelo SESC Tijuca em parceria com a historiadora Lili Rose foi apoiada pelo Bairro Educador.



O museu conta com aproximadamente 17 exposições, nas quais os estudantes aprenderam mais sobre a história do Brasil e suas influências étnicas. A exposição “Oretama” é dedicada à terra e à população que ali vivia antes da chegada dos europeus;  “Portugueses pelo mundo” apresenta a expansão portuguesa a partir das grandes navegações, incluindo a colonização do território brasileiro. Há também exposições itinerantes como por exemplo: “Memória Cearense”, “ O império e a república”, etc.


Durante o trajeto até o museu foi feita uma contextualização da cidade e seus espaços para que os estudantes construíssem redes de saberes a partir das observações territoriais que vão além do espaço escolar.  Essa é uma estrutura fundamental para a viabilização de propostas de educação integral. 


O BE agradece o Museu Histórico Nacional por ter disponibilizado livros educativos para todos os estudantes.

Por Eliza Moreno




Nenhum comentário:

Postar um comentário