A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 13 de março de 2013

“Meu bairro é carioca”


Localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, o bairro de Costa Barros integra uma rede antiga de fazendas do interior do município que durante o período imperial e da República Velha serviu de abastecimento para a população costeira. Com base nesta temática o Bairro Educador Costa Barros, junto com a coordenadora pedagógica Regina Coeli, promoveu no dia 13 de março para os estudantes do  CIEP Anton Makarenko a atividade “Meu bairro é carioca”, com o objetivo de resgatar o potencial cultural do bairro.


Os estudantes realizaram uma atividade, onde os mesmos deveriam encontrar no mapa do bairro sua rua e a sua residência valorizando a região e a comunidade residente com suas produções culturais. 

Pedra da Lagartixa

Panorama de Costa Barros em 1940

Através de uma apresentação com imagens do bairro, o gestor de projeto desafiou os estudantes a encontrarem suas casas no mapa do bairro e pontos de utilização comum como parques, campos, bem como os serviços públicos, a exemplo da UPA. Em seguida, foram mostradas imagens de pontos turísticos do Rio de Janeiro, fazendo um paralelo às imagens da região que poderiam ser inseridas no roteiro turístico municipal. Por fim foram feitas as nomeações de alguns pontos importantes em Costa Barros, como por exemplo a Pedra da Lagartixa. 

Por Amarildo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário