A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 13 de março de 2013

Atividade estimula hábito pela leitura


No dia 13 de março, os estudantes da turma 1303 da Escola Municipal Machado de Assis, BE Santa Teresa, participaram de uma atividade educativa voltada ao letramento, que utiliza elementos lúdicos, rimas, leituras dramatizadas e estimula a participação dos alunos em sua metodologia. A atividade foi proposta pela coordenadora pedagógica Alessandra Molinaro, pela professora Adriadna Turano e pelo gestor de projeto do BE Victor Rocha, visando proporcionar uma ambientação positiva aos alunos para que estes se apropriem de modo eficaz da língua portuguesa e ampliem suas possibilidades a partir da compreensão dos textos, além de estimular a leitura e a escrita.


Esta atividade compõe a trilha educativa “É gostoso aprender” que foi formulada com o intuito de fomentar a aprendizagem.

A atividade teve início com a leitura do livro “Assim Assado”, de Eva Furnari, que narra as histórias de personagens como o sapo cabeludo, o homem com chapéu de telhado e o bicho esbranquiçado. A escolha da temática foi estratégica, pois gerou uma conversa entre os estudantes, que opinaram sobre o que mais chamou a atenção deles na história, o que menos agradou e o que acharam mais engraçado, objetivando que estes reproduzissem suas impressões por meio da escrita e da ilustração, ou inventassem suas histórias, inspirados na que foi lida.

Além do intuito de viabilizar e estimular a escrita e uma construção cognitiva que dê um sentido às palavras e imagens que estão sendo codificadas, esta atividade se propõe a conduzir a aprendizagem por meio da descontração, do interesse e da vontade de se aproximar do universo da leitura. A atividade educativa, assim como a trilha, se propõe a ir ao encontro da necessidade de expressão, de oferecer subsídios linguísticos para uma comunicação mais apurada, um interesse e uma capacidade de entender e  estimular o exercício da leitura.

Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário