A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 20 de março de 2013

Rede Solidária Educativa da Vila Kennedy


Foi realizado o primeiro encontro para tentativa de formação de uma rede comunitária na Vila Kennedy no dia 20 de março. A rede tem como objetivo a intencionalidade pedagógica nas ações realizadas pela comunidade voltadas para a educação. A primeira reunião foi conduzida pelo Gestor de Projetos Luiz Fernando Pinto, BE Jabour.

A atividade ocorreu em parceria com o Presidente do  Centro Comunitário Irmãos Kennedy , Jorge Mello. O primeiro encontro teve a participação dos membros das escolas locais, Vila Olímpica, parceiros locais, pedagogas, assistente social , agente ambiental e diversos outros atores sociais da comunidade.


A reunião foi iniciada pelo GP Luiz Fernando Pinto, com uma explicação do que é uma rede solidária comunitária e a proposta de que essa rede seja uma rede solidária de atuação na educação, diferente do que comumente acontece nos Bairros Educadores. Após esse início, houve um debate pontuando o que há de bom e de ruim na Vila Kennedy. A proposta da Rede Solidária Educativa é gerar nos membros da rede uma sensibilidade a esses problemas e demonstrar que o que há de bom e ruim na comunidade pode ter atuação efetiva através das escolas da própria comunidade.

Dentro da proposta, cada participante preenche a Ficha Solidária, onde escreve o que pode oferecer e o que procura. Dentro desses espaços pode se escrever tudo o que se está disposto a oferecer, desde aulas particulares ou uma sala vazia (onde poderia acontecer um curso para comunidade) até um momento de oração ou companhia para conversas, tudo dentro da ideia de solidariedade. 


Após esse preenchimento, os dados de todos, o que cada um oferece, o que cada um procura, se torna um classificado social que  será distribuído como devolutiva na próxima reunião da Rede Comunitária Vila Kennedy.
Por Kariny Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário