A
Universidade do Minho, localizada na cidade portuguesa de Braga, sediou nos
dias 25, 26 e 27 de março, o I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da
Educação, em paralelo ao III Encontro de Sociologia da Educação, que teve como
tema o “Não-formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias” e
contou com a participação do gestor de núcleo do projeto Bairro Educador
Adriano Araújo, que representou o CIEDS (instituição executora do projeto).
O
Colóquio foi uma promoção do Departamento de Ciências Sociais da Educação da
Universidade do Minho, da Seção de Sociologia da Educação da Associação
Portuguesa de Sociologia e da Asociación de Sociologia de la Educación, da
Espanha.
O
CIEDS fez-se representar através do texto enviado e aprovado, produzido por
Adriano Araújo, em parceria com a coordenadora geral do Projeto Bairro
Educador, Marcia Florêncio. O texto relata o início de um estudo de caso
abordando o processo de educação não-formal desenvolvido pelo projeto Bairro
Educador junto ao CIEP Doutor Adão Pereira Nunes, em Irajá, zona norte da cidade
do Rio de Janeiro. A íntegra do texto pode ser consultada no link: http://migre.me/dNaDN.
O
Colóquio reuniu pesquisadores e representantes de instituições de Portugal,
Espanha, Inglaterra e Brasil, tendo como objetivo discutir e apresentar
informações relativas aos processos de educação não restrita às escolas, mesmo
que em diálogo e em parceria com essas.
Na
abertura do Colóquio, o professor Alan Rogers, da Universidade de East Anglia
(Norwich, Inglaterra) apresentou a conferência “Everyday learning and education: exploring the relationship between these two filds”. Rogers argumentou que a
educação e aprendizagem são conceitos diferenciados, onde a primeira é uma espécie
de aprendizagem processada pelos espaços formais, como a escola e as universidades,
e a segunda é encontrada em estado bruto, na vida, nas relações
sociopolíticas, nas brincadeiras, nas manifestações religiosas, culturais,
estéticas, nos saberes populares, constituindo-se, portanto como matéria-prima
da primeira. Uns dos desafios, apresentados pelo pesquisador inglês, refere-se a
avaliação do processo de aprendizagem não-formal e informal, já que, por
definição, são de natureza mais inconsciente do que consciente. “A Educação
não-formal e informal são como a respiração, embora não tenhamos consciência,
ela está a se processar e a manifestar seus efeitos vitais”, disse Alan Rogers.
O
Colóquio foi organizado em conferências, painéis de discussão e comunicações,
onde mais de 300 inscritos divulgaram o resultado dos trabalhos desenvolvidos
em vários países. Os brasileiros participaram ativamente de todo o Colóquio,
seja nas comunicações, seja nas participações diretas feitas durante todo o
encontro, a ponto de, ao término deste, umas das falas finais foi de agradecimento
aos participantes brasileiros, por suas contribuições.
Para
o Projeto Bairro Educador, o Colóquio foi uma forma de ampliar os horizontes
conceituais e de experiências sobre um caminho de educação integral em que o
CIEDS vem assumindo o protagonismo no Rio de Janeiro.
Por Adriano Araujo
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