Na primeira quinzena de março a gestora
de projetos, Marcelly Pereira, iniciou a trilha Ilustres Mortais nas quatro
unidades escolares que integram o BE Caju: CIEP Henfil, Escola Municipal
Marechal Espiridião Rosas, Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes e
Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel. Até o presente
momento foram finalizados os dois primeiros encontros, que antecedem a visita
ao cemitério.
Ao apresentar a proposta da trilha, os
professores demonstraram entusiasmo e anteciparam para os estudantes que eles
irão visitar o espaço cemiterial. Os estudantes, no início, se espantaram
com a proposta de visitar o cemitério, pois não enxergavam as potencialidades
deste equipamento urbano. Após entenderem a proposta da visita, assistiram um
vídeo de sensibilização com imagens antigas do bairro, mostrando as riquezas e
o legado da nobreza no Caju. Todos foram questionados com relação ao
equipamento urbano e o por que têm resistência em visitá-lo.
A atividade do segundo encontro foi
pautada nas habilidades dos estudantes de 6º ano, na disciplina de geografia,
que trabalha a relação do aluno com o bairro de origem. No primeiro momento a
gestora de projeto explanou sobre o conceito de lugar e as suas diversas
significações, utilizando as orientações de ações lúdicas do Educopédia. Na
perspectiva de integrá-los à trilha, o encontro foi interativo, pois contou com
a participação deles no simulador de vida, uma aula prática sobre o conceito de
lugar, relacionado à sobrevivência do dia a dia e à vida social. Em seguida, os
estudantes acessaram o google maps, onde foi apresentado o mapeamento do Bairro
Educador e explicado cada ícone. A partir da interatividade dos participantes
foram visualizados um varal e um resquício de praia (bastante poluída), mas com
um píer abandonado.
Nesta semana foi finalizado o terceiro
encontro da trilha, que tem como proposta mostrar os marcos históricos do
bairro, com a construção da linha do tempo, tendo como ponto inicial a chegada
da Família Real ao Brasil. Para garantir a atenção dos estudantes e
potencializar a participação das professoras, será realizado um jogo de
perguntas e respostas, com direito a ajuda dos professores, google e
universitários.
A cada encontro os estudantes diminuem
suas resistências e ampliam o conhecimento a respeito do tema. A geógrafa
Nágela Golçaves, professora da Escola Marechal Mascarenhas de Moraes, sinalizou
alguns trabalhos possíveis para serem elaborados ao longo do semestre. A
diretora Maria Cristina Caramuru comentou que na Escola Municipal Marechal
Espiridião Rosas realizou um trabalho similar na década de 80, mas naquela
época o bairro era outro, e acrescentou o roteiro da visita ao cemitério.
Na primeira semana de abril os
estudantes irão visitar o cemitério. Será um momento de rupturas e de
ressignificação, onde o cemitério será visto como um espaço educativo.
Por Marcelly Pereira
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