No dia 14 de março, os estudantes
das turmas de 2º ano da Escola Municipal Julia Lopes de Almeida, BE Santa
Teresa, participaram de uma atividade educativa na Área de Preservação
Ambiental – APA, que margeia o terreno onde a escola está situada. A atividade
consistiu na realização de uma aula, seguida de uma ação de reflorestamento em
um local degradado da APA. Esta vivência foi planejada e executada pelo gestor
de projeto, Victor Rocha, com a participação e o apoio da coordenadora pedagógica,
Fátima Moreira e das professoras Rachel Stutz e Dayana Martins.
Foram abordados assuntos
ligados à preservação dos recursos naturais e à dinâmica das florestas, visando
a sensibilização dos estudantes em relação a preservação do meio ambiente e
também à aprendizagem de conteúdos curriculares contemplados pelo Programa
Cientistas do Amanhã, tais como: água, solo, ciclos de vida, dentre outros
elementos.
A atividade teve como
objetivo valorizar a dimensão afetiva da aprendizagem, de modo que os
estudantes não apenas memorizassem dados sobre as florestas e os recursos
naturais, mas percebessem a riqueza de cores e formatos da natureza, a umidade,
os sons dos animais e das folhas e que aprendessem orientados pelo próprio
desejo de conhecer e que se sentissem integrados, pertencentes, responsáveis
pela preservação daquele ecossistema e do planeta como um todo.
No fim da atividade,
foram plantadas mudas de graviola (Annona muricata) com a participação dos
alunos, que manusearam a terra e as mudas. Futuramente, espera-se que os frutos
destas mudas sejam utilizados na preparação de sucos para beneficiamento
nutricional dos alunos e dos funcionários da escola. Deste modo, inverte-se a
noção de que a extração dos recursos naturais do ecossistema só possa acontecer
com a derrubada de árvores, queimadas, etc. Mostra-se na prática como os biomas
são importantes e o quanto eles têm a oferecer quando preservados.
Outro aspecto
importante da atividade foi sua proposta de difusão: alunos mobilizados e conscientes
da importância de preservação do meio ambiente multiplicarão para os familiares
o que foi aprendido, tornando-se protagonistas de uma nova consciência e de
práticas sustentáveis e não apenas reprodutores de conteúdos voltados à
memorização.
A proposta educativa visa
possibilitar que os estudantes sejam protagonistas de uma nova consciência e de
ações que ampliem o universo escolar.
Pela repercussão positiva na unidade escolar, a “Aula
Viva”, como é conhecida a atividade, pode deixar de fazer parte da trilha
educativa “O Mundo É Nosso Quintal”, para a qual foi inicialmente proposta e planejada, para gerar o desenvolvimento de outra trilha, inteiramente alinhada
com a proposta da escola.
Por Victor Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário