A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 14 de março de 2013

Um jeito sustentável de aprender


No dia 14 de março, os estudantes das turmas de 2º ano da Escola Municipal Julia Lopes de Almeida, BE Santa Teresa, participaram de uma atividade educativa na Área de Preservação Ambiental – APA, que margeia o terreno onde a escola está situada. A atividade consistiu na realização de uma aula, seguida de uma ação de reflorestamento em um local degradado da APA. Esta vivência foi planejada e executada pelo gestor de projeto, Victor Rocha, com a participação e o apoio da coordenadora pedagógica, Fátima Moreira e das professoras Rachel Stutz e Dayana Martins.


Foram abordados assuntos ligados à preservação dos recursos naturais e à dinâmica das florestas, visando a sensibilização dos estudantes em relação a preservação do meio ambiente e também à aprendizagem de conteúdos curriculares contemplados pelo Programa Cientistas do Amanhã, tais como: água, solo, ciclos de vida, dentre outros elementos.

A atividade teve como objetivo valorizar a dimensão afetiva da aprendizagem, de modo que os estudantes não apenas memorizassem dados sobre as florestas e os recursos naturais, mas percebessem a riqueza de cores e formatos da natureza, a umidade, os sons dos animais e das folhas e que aprendessem orientados pelo próprio desejo de conhecer e que se sentissem integrados, pertencentes, responsáveis pela preservação daquele ecossistema e do planeta como um todo.


No fim da atividade, foram plantadas mudas de graviola (Annona muricata) com a participação dos alunos, que manusearam a terra e as mudas. Futuramente, espera-se que os frutos destas mudas sejam utilizados na preparação de sucos para beneficiamento nutricional dos alunos e dos funcionários da escola. Deste modo, inverte-se a noção de que a extração dos recursos naturais do ecossistema só possa acontecer com a derrubada de árvores, queimadas, etc. Mostra-se na prática como os biomas são importantes e o quanto eles têm a oferecer quando preservados.

Outro aspecto importante da atividade foi sua proposta de difusão: alunos mobilizados e conscientes da importância de preservação do meio ambiente multiplicarão para os familiares o que foi aprendido, tornando-se protagonistas de uma nova consciência e de práticas sustentáveis e não apenas reprodutores de conteúdos voltados à memorização.


A proposta educativa visa possibilitar que os estudantes sejam protagonistas de uma nova consciência e de ações que ampliem o universo escolar.

Pela repercussão positiva na unidade escolar, a “Aula Viva”, como é conhecida a atividade, pode deixar de fazer parte da trilha educativa “O Mundo É Nosso Quintal”, para a qual foi inicialmente proposta e planejada, para gerar o desenvolvimento de outra trilha, inteiramente alinhada com a proposta da escola.


Por Victor Rocha

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