A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 19 de março de 2013

“A Escola vai ao teatro”


No dia 19 de março, os estudantes do Ginásio Experimental Carioca Fernando Rodrigues da Silveira, BE Costa Barros, assistiram ao espetáculo teatral Amor Confesso da Cia Falácia (RJ) no Espaço Cultural da Escola SESC, na Barra da Tijuca. A peça conta a história de um casal, prestes a casar, que resolve celebrar a união montando uma peça com 8 contos de amor do poeta e dramaturgo Arthur Azevedo.


Os estudantes do 9° ano da unidade escolar estão participando do Projeto Escola vai ao Teatro Ano 4, promovido pela Escola SESC. O projeto estimula alunos de instituições formais e informais de ensino (localizadas em áreas deficientes de equipamentos culturais) a terem acesso a uma programação artística diversificada que objetiva dar continuidade à política de desenvolvimento cultural e educacional local, criando um diálogo entre professores e alunos por meio da elaboração de um guia de como aproveitar melhor as atividades culturais propostas pelo Teatro Escola SESC.

1º encontro na unidade escolar – Mediação Professora Mariana Fausto

Acompanhados pelos professores Marcelo Santos, Araceli Bicalho, Inês Oliveira e pelo gestor de projeto do BE, Amarildo Silva, os estudantes foram selecionados, a partir de um processo de voluntariado, para participar das atividades desenvolvidas pela Escola SESC. Estes alunos participam das eletivas (disciplinas específicas do Ginásio Experimental Carioca) voltadas para dança, teatro e desenho.

Preparados pela professora Mariana Fausto e pelo professor Guilherme Lopes da ESCOLA SESC, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns gêneros teatrais como o drama, o melodrama, a farsa, a comédia e a tragédia e vivenciar dinâmicas e jogos teatrais com base no conto Toc, toc, toc de Arthur Azevedo.


Após o espetáculo, os alunos participaram de um bate-papo com os atores, onde puderam esclarecer dúvidas, fazer questionamentos e ouvir um pouco mais do processo de produção de uma peça teatral. Em seguida, visitaram o saguão principal do teatro,  onde tiveram contato com obras de arte contemporânea.

O projeto terá novos desdobramentos durante o ano de 2013 com encontros regulares tanto na unidade escolar como na Escola SESC. 

Por Amarildo Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário