A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 20 de março de 2013

Uma revelação musical


No dia 20 de março, o estudante do 9º ano da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto (BE Pavuna), Gabriel Terto, recebeu um kit com quatro CDs e um DVD da Orquestra Sinfônica Brasileira. O presente foi enviado por Beatriz Novaes, apoiadora de iniciativas no campo da educação, e entusiasta do Projeto Bairro Educador. O estudante Gabriel Terto foi premiado como “revelação instrumental” no ano passado pela 6a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), durante o Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM).


O FECEM é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação - SME e caracteriza-se como mostra e divulgação da produção musical de estudantes da rede municipal, reconhecendo-as como espaço de incentivo à criação local. Como consta no site da SME (http://www.rio.rj.gov.br/web/sme), o FECEM favorece a experiência do fazer musical, estimulando seus elementos: composição, interpretação e execução, propiciando com isso, a formação de plateia.

A Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, já vem acumulando uma série de vitórias no Festival, e Gabriel Terto é uma das revelações do FECEM.

Gabriel tem se destacado por seu comprometimento com a música. Ele integra o “Guerreiros da Escola”, grupo musical da unidade escolar. No grupo, ele compõe e elabora arranjos, e já vem trabalhando uma nova composição para este ano. Ao receber o seu kit, Gabriel disse: “Sinto-me privilegiado por ter recebido este presente; podem ter a certeza que verei o DVD e ouvirei todas as músicas! Agradeço ao Bairro Educador e à Beatriz Novais por tamanho carinho comigo!”, ressaltou o estudante.


Apesar da vocação individual de Gabriel, a Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto já vem incentivando, há alguns anos, a criação de espaços para o desenvolvimento de habilidades musicais e artísticas, como meio de fazer da escola um ambiente fomentador de potenciais. Desta forma, os alunos reconheceram que a direção, os professores e funcionários da unidade escolar contribuem para o protagonismo do estudante e  sua permanência interessada na escola. 


Gabriel, que toca clarinete e flauta transversal, comentou o quanto a música faz parte de sua vida. Atualmente ele está cursando o nível quatro dos seis níveis existentes na escola de música da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETC). Além deste curso, ele também faz aula de canto no Centro de Ópera de Acari, espaço cultural-artístico da região.

Durante toda a conversa, foi possível perceber seu esforço e dedicação para ter um futuro profissional próspero. Além de cursar o 9o ano, Gabriel também ganhou, por sua dedicação e comprometimento com os estudos, uma bolsa na FAETEC para cursar inglês.

Déborah Sobrino e Adriano de Araujo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário