A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 8 de março de 2013

I Encontro de Mães no BE Realengo

No dia 8 de março, data de comemoração do “Dia Internacional da Mulher”, foi realizado o primeiro encontro do núcleo de mães da Escola Municipal Presidente Roosevelt, BE Realengo, com a diretora Márcia Cagliari. O objetivo desta iniciativa é fortalecer as relações entre mães e direção, viabilizando um espaço de comunicação acessível para ambas, a fim de contribuir para a interação família-escola.



As mães foram recepcionadas com uma mesa de café da manhã ao som de músicas que homenageavam as mulheres. Em seguida, participaram de uma dinâmica, denominada “Perdidos na lua” e receberam da supervisora da Mary Kay Comésticos orientações de como fazer uma maquiagem.


Na primeira etapa da dinâmica, a gestora de projeto do BE contextualizou a atividade e seu objetivo: “Tripulantes de uma nave espacial saíram da terra rumo ao encontro da nave mãe que está na lua, mas são forçados a fazer um pouso de emergência a 100 km do planejado. Com apenas 14 itens, não avariados na descida, eles devem escolher em ordem de prioridade quais são os objetos mais importantes para alcançar o êxito”.  Após o enunciado, as mães foram divididas em grupos e informadas a assumirem os papéis dos tripulantes e a enumerarem os itens. A direção ficou com o papel da nave mãe.


Na etapa final, foi apresentada a ordem de prioridade correta com a justificativa de cada resposta. Em seguida, houve a solicitação para que todas compartilhassem quais foram as dificuldades enfrentadas, sendo elas: as decisões equivocadas, as divergências de opiniões, a tomada de decisão em grupo, a falta de conhecimento, etc.


A direção e as mães ao analisarem a dinâmica “Perdidos na Lua”, refletiram sobre a importância do trabalho em equipe e a consequência dos danos que são causados quando se desconhece determinados assuntos.

No encerramento as mães manifestaram a necessidade dos encontros serem mensais.  Cada uma delas se propôs a conscientizar outras mães para participarem das próximas reuniões, além de sugerirem a metodologia a ser aplicada e o direcionamento de cada  temas.

Por Carmem Rosane

Nenhum comentário:

Postar um comentário