A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 18 de março de 2013

“Gentileza gera frutos para o Amanhã”


Na segunda-feira, dia 18 de março, os estudantes das turmas de 4° e 5° ano do CIEP Chanceler Willy Brandt, BE Jacaré, participaram do “Marco 0” da trilha educativa “No Willy Brandt gentileza gera frutos para o amanhã”.


Os estudantes, durante a realização das atividades da trilha, tiveram que responder as questões elaboradas pelo Bairro Educador, a partir da música “A Terra é uma escola” de Nando Cordel. Ao final deste momento de reflexão, os estudantes que mais se sentiram a vontade, construíram um “painel” no quadro da sala de aula com desenhos que representavam as palavras-chaves da música e elementos constituintes presentes nos questionamentos e no debate.


As questões lançadas à reflexão dos estudantes abordaram temas como: paz, amor, felicidade, emoção, o que uma escola representava para cada um deles, dentre outros assuntos.

A principal finalidade destas dessas ações coletivas desenvolvidas com as turmas foi fazer com que os estudantes pudessem se apropriar dos objetos expostos na música. Por este motivo, durante as ações do “Marco 0” os estudantes foram questionados, a partir das palavras-chaves tiradas da música.

As respostas dadas pelas turmas aos questionamentos foram registradas por meio de vídeos. Os estudantes, em sua maioria, atrelaram os sentimentos, a outros que já estavam elencados nas questões. Eles concluíram que a escola é um local de aprendizagem, e aprender é algo que pode ser feito tanto na escola, com a família e a comunidade, assim como, pode ser percebido pela representação de um desenho.


Em relação a pergunta sobre construção do futuro, os estudantes se hesitaram ao responder. Porém com a reformulação do questionamento para “como você se vê daqui a dez anos?”, a maioria afirmou que já estaria velho, trabalhando e com família constituída. O trabalho foi apontado por eles através de diferentes profissões, e em todas foi possível notar a noção de continuação dos estudos para formação nas áreas desejadas. De forma geral as profissões mais citadas foram: veterinário, médico, professor, dentista e jogador de futebol. 


Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário