A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de março de 2013

Santa Cruz também era destino da Família Real


Os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Marinheiro João Cândido, BE Santa Cruz, receberam, no dia ficaram 26 de março, a palestra da museóloga do Ecomuseu, Odalice Priosti, que falou sobre a história do bairro de Santa Cruz, que tem grande influência para a cidade do Rio de Janeiro.



Odalice leu para os estudantes os trechos do livro “História de Santa Cruz para crianças” de autoria de Márcio Antonio de Azevedo, coordenador de Estudos e Projetos do Núcleo de Orientação de Pesquisas Históricas (NOPH) – Santa Cruz. Os estudantes, que estão conhecendo a história dos indígenas no Brasil e sua influência na formação do povo brasileiro, descobriram que vários muitos deles viviam em Santa Cruz no Século XVI, e que chamavam essa terra de Piracema, devido a grande quantidade de peixes existentes nos rios que banhavam o bairro. 

Através de fotos, os estudantes conheceram os indígenas que moravam no bairro e os monumentos históricos localizados em Santa Cruz.


No final do encontro a professora Odalice cantou o samba “Da Piracema à Indústria, Uma Viagem a Santa Cruz”, composto em 2001 por estudantes da Escola Municipal Chico Mendes. 

“.....Se a favela é a senzala o negro nunca sorriu
        Santa Cruz é o retrato da história do Brasil.”

Por Adriana Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário