A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 25 de março de 2013

Música e Letramento em Acari 2013


O Bairro Educador Acari iniciou o trabalho no CIEP Antônio Candeia Filho com a Trilha Educativa de Música e Letramento Identidade Cultural Carioca. Através desse projeto, os alunos recebem semanalmente oficinas diferenciadas que os auxiliam a refletir sobre cidadania, valores sociais, cultura local e letramento.

No dia 11 de março, aconteceu a primeira oficina com o Gestor de Projetos Carlos Carvalho que tratou de usar sua própria história de vida em texto rimado para dinamizar o encontro e sensibilizar os estudantes a iniciarem o processo de pensar e planejar o futuro.


Já no segundo encontro, dia 20 de março, os estudantes puderam conhecer instrumentos musicais e usá-los para praticar exercícios de matemática contando com o apoio do Bairro Educador e do músico e parceiro Marcelo Carvalho. Nesse encontro, os participantes além de praticar cálculos de forma diferente(foram desafiados interpretar problemas feitos oralmente pelo gestor multiplicando a quantidade de toques que o parceiro Marcelo fazia nos instrumentos para identificar os ritmos tocados), criaram textos e rimas com os nomes dos instrumentos apresentados.

No dia 25 de março, a turma recebeu a visita do Inspetor da Guarda Municipal André Silva para uma roda de conversa sobre como pensar e planejar um bom futuro, respeitando os outros e valorizando amizades. André iniciou a conversa agradecendo à professora Célia Lopes: “se hoje eu estou aqui foi por conta de ter existido bons professores na minha vida”, disse ele.


O projeto está começando e seguirá até junho, sempre estando atento aos interesses dos participantes que ainda podem receber visitas de um Rapper, um dançarino e outros parceiros atores sociais e culturais.
Por Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário