A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 19 de março de 2013

“Escritores da Liberdade”


Na última terça-feira, 19 de março, os estudantes do 5º e 6º ano da Escola Municipal Olímpia do Couto, integrante do BE Irajá, assistiram ao filme “Escritores da Liberdade”. A produção narra a história de uma professora novata, Erin Gruwell (interpretado pela atriz Hilary Swank) que tenta mudar o ambiente em uma sala de aula marcada pela violência e o preconceito racial. Para isso, depois de várias tentativas frustradas de aproximação e interação com a turma, ela passa a incentivar a produção de diários como instrumentos de reflexão e posicionamento sobre o ambiente onde vivem, despertando atitudes, na sala e na escola, até então não imaginados.


A ação foi uma iniciativa do gestor de projeto do BE Irajá, Diogo Dutra, que contou com o apoio da educadora comunitária do Programa Mais Educação, Márcia Paiva, que em parceria já planejam o desenvolvimento de outras atividades.

Esta foi a primeira ação educativa do ano, promovida entre o BE e a unidade escolar. Tal iniciativa tem como objetivo levar os estudantes a refletirem sobre a importância da leitura e da escrita como forma de comunicação, bem como, de exposição de ideias e pensamentos a partir da observação de fatos do cotidiano.


Durante a exibição do filme, muitos estudantes se identificaram com os temas abordados: preconceito racial, desigualdade e violência urbana.  Sendo assim, foi possível promover um diálogo aberto sobre a forma como esses problemas podem ser tratados no cotidiano.

A ação serviu também como sensibilização para o trabalho que será desenvolvido sobre a produção de blogs (diários virtuais), usando as ferramentas disponíveis atualmente na internet. Os blogs possibilitarão que os estudantes contem suas histórias, a história da escola e do bairro, reforçando o aspecto de liberdade de pensamento, da expressão e da comunicação de ideias.

Por Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário