A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 28 de março de 2013

Atividade estimula a valorização do bairro


O Bairro Educador Marechal Hermes, vem desenvolvendo ao longo do mês de março,  atividades educativas sobre a importância histórica do bairro de Marechal Hermes com os estudantes do 4º e 6º ano da Escola Municipal Paraguai.


Durante a atividade foram abordadas informações sobre a história da construção do bairro, imagens antigas do local, mapeamento dos bairros próximos e das ruas principais. Eles também aprenderam sobre as diferentes construções da localidade, articulando este tema com o conteúdo pedagógico de geografia trabalhado em sala de aula. Os estudantes participaram e opinaram sobre as informações apresentadas, principalmente os do 6º ano que já haviam estudado e pesquisado sobre o assunto com o professor da turma.

As atividades foram iniciadas com uma apresentação do projeto Bairro Educador, e em seguida foi feito um panorama geral sobre o bairro, situado na zona norte do Rio de Janeiro. A gestora de projeto do BE mostrou as imagens antigas e atuais da Estação Ferroviária e explicou que o bairro passou por diversas mudanças durante este período. Alguns alunos pontuaram mudanças significativas como, por exemplo, a construção da Clínica da Família no lugar do Parque de Diversões e da UPA 24 horas, localizada ao lado da FAETEC.

As turmas foram participativas e foi agendado para o próximo mês um circuito educativo no bairro para a observação do espaço e a construção de um painel com as imagens fotografadas pelos próprios estudantes.

Por Patricia Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário