A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 20 de março de 2013

BE Mangueira participa de planejamento escolar


O mês de março da Escola Municipal José Moreira da Silva, integrante do BE Mangueira, foi dedicado ao planejamento conjunto entre direção, coordenação pedagógica, professores e projetos pilares do Programa Escolas do Amanhã: Bairro Educador, Programa Saúde na Escola e Cientistas do Amanhã.



O Planejamento Pedagógico Anual (PPA) intitulado de “Livro na mão, sonhe e solte a imaginação” objetiva o incentivo à leitura, tanto no ambiente escolar, quanto no familiar e o contato com o universo literário e seus diferentes gêneros, como um todo. Para integrar o mesmo, o Bairro Educador conduzirá suas ações por meio da dinamização de atividades dentro da sala de leitura.


Rodas de leitura mensais, com os temas que estão sendo trabalhados pelas professoras e o incentivo à participação, cada vez maior dos responsáveis nas atividades que incluem o processo educativo dos estudantes constam no plano de trabalho para esta unidade escolar.


O ambiente comunicador que faz parte do perfil da Escola Municipal José Moreira da Silva foi um ponto que ganhou destaque em metodologias que já eram utilizadas e que serão aliadas a outras ferramentas pouco exploradas pelos estudantes. O jornal mural, os murais das salas de aula e culminâncias com exposições de trabalhos serão mais divulgados, através do auxílio do blog da unidade escolar.


O blog será analisado periodicamente pelos estudantes durante as aulas no laboratório de informática, como forma de explorar as notícias da própria escola e incentivá-los no desenvolvimento do processo de leitura e escrita, uma vez que, as matérias postadas pelo Projeto Bairro Educador contarão com relatos dos próprios estudantes e dos demais profissionais da unidade escolar.

A apropriação da cidade, uma das metas do Bairro Educador, será realizada através de parcerias estratégicas nesta área. A Biblioteca Pública da Mangueira e o Museu das Telecomunicações, considerados parceiros fixos do BE, estão sendo contatados para auxiliar o projeto a vivenciar os conhecimentos e habilidades dos estudantes que foram destacadas no decorrer do planejamento.

No ano de 2013 a Casa de Alfabetização irá investir seus esforços no fomento deste processo, sem deixar de lado o fazer lúdico e o incentivo à criatividade e imaginação dos alunos. 


Por Priscilla Babo


Nenhum comentário:

Postar um comentário