No dia 12 de março, 31
estudantes do 5º ano da Escola Municipal Leonor Coelho Pereira – BE Vila
Cruzeiro, foram a uma aula passeio no Centro Cultural Ligth, no Centro do Rio.
O Museu Ligth de Energia é uns dos marcos do projeto de revitalização da Rua
Larga. O espaço apoia a formação escolar e contribui para o entendimento sobre
o sistema elétrico e sua relação com o dia a dia das pessoas. O museu possui
experimentos variados, jogos eletrônicos, painéis multimídia e artefatos
históricos, distribuídos em uma praça e área coberta somando 2.400 metros
quadrados.
Durante o percursso até a chegada ao Museu, os
estudantes puderam aproveitar para estudar a geografia da cidade do Rio de
Janeiro com a presença de morros e lugares planos. Além disso, a professora utilizou
a disciplina de história para mostrar os
lugares turísticos da cidade. O clima de patriotismo e pertencimento tomou
conta de muitos deles que ainda não haviam se apropriado dos espaços públicos da
cidade.
Ao chegar ao espaço cultural o grupo foi recebido
por monitores que os organizaram em duas equipes: azul e vermelha. A primeira
visita foi ao transporte conduzido por energia elétrica – o bonde. A monitora
os conduziu historicamente para o ano de 1920,
e falou como vivia a sociedade da época, como eram os trajes e o
comportamento feminino e masculino. Os estudantes tiraram dúvidas e
curiosidades com relação ao tema.
No espaço destinado ao
cinema, eles puderam assistir três desenhos animados que mostraram as
diferentes formas de energia. Além disso, eles puderam conhecer os diversos
experimentos que estimulam mudanças de atitude no consumidor para utilizar de
forma correta a energia elétrica, fazendo com que o consumidor entenda a
necessidade de se combater os desperdícios e as ligações clandestinas, que
tanto prejudicam a sociedade. Os monitores falaram sobre os riscos de soltar
pipa próximo às redes elétricas, levando os estudantes a refletir sobre suas
atitudes.
No final, os estudantes e a professora avaliaram a visita positivamente, pois segundo eles a atividade contribuiu para o processo de aprendizagem.
De acordo com uma
estudante, o que mais chamou sua atenção foram os experimentos. “Foi a primeira
vez que tinha ido a um Museu, fiquei encantada com o prédio e quero conhecer
outros espaços”, ressaltou a estudante.
Em sala, a professora
irá realizar uma atividade de produção de texto, onde os estudantes terão que
escrever tudo o que aprenderam durante a visita, para o melhor aproveitamento
da atividade.
Por Carla Sue Ellen Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário