A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 14 de março de 2013

Aula passeio estimula a importância da economia energia elétrica


No dia 12 de março, 31 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Leonor Coelho Pereira – BE Vila Cruzeiro, foram a uma aula passeio no Centro Cultural Ligth, no Centro do Rio. O Museu Ligth de Energia é uns dos marcos do projeto de revitalização da Rua Larga. O espaço apoia a formação escolar e contribui para o entendimento sobre o sistema elétrico e sua relação com o dia a dia das pessoas. O museu possui experimentos variados, jogos eletrônicos, painéis multimídia e artefatos históricos, distribuídos em uma praça e área coberta somando 2.400 metros quadrados.


Durante o percursso até a chegada ao Museu, os estudantes puderam aproveitar para estudar a geografia da cidade do Rio de Janeiro com a presença de morros e lugares planos. Além disso, a professora utilizou a disciplina de história para mostrar  os lugares turísticos da cidade. O clima de patriotismo e pertencimento tomou conta de muitos deles que ainda não haviam se apropriado dos espaços públicos da cidade.


Ao chegar ao espaço cultural o grupo foi recebido por monitores que os organizaram em duas equipes: azul e vermelha. A primeira visita foi ao transporte conduzido por energia elétrica – o bonde. A monitora os conduziu historicamente para o ano de 1920,  e falou como vivia a sociedade da época, como eram os trajes e o comportamento feminino e masculino. Os estudantes tiraram dúvidas e curiosidades com relação ao tema.


No espaço destinado ao cinema, eles puderam assistir três desenhos animados que mostraram as diferentes formas de energia. Além disso, eles puderam conhecer os diversos experimentos que estimulam mudanças de atitude no consumidor para utilizar de forma correta a energia elétrica, fazendo com que o consumidor entenda a necessidade de se combater os desperdícios e as ligações clandestinas, que tanto prejudicam a sociedade. Os monitores falaram sobre os riscos de soltar pipa próximo às redes elétricas, levando os estudantes a refletir sobre suas atitudes.  



No final, os estudantes e a professora avaliaram a visita positivamente, pois segundo eles a atividade contribuiu para o processo de aprendizagem. 

De acordo com uma estudante, o que mais chamou sua atenção foram os experimentos. “Foi a primeira vez que tinha ido a um Museu, fiquei encantada com o prédio e quero conhecer outros espaços”, ressaltou a estudante.

Em sala, a professora irá realizar uma atividade de produção de texto, onde os estudantes terão que escrever tudo o que aprenderam durante a visita, para o melhor aproveitamento da atividade. 

Por Carla Sue Ellen Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário