A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 22 de março de 2013

Oficina “O Que é Grêmio?”


Na segunda-feira, dia 18 de março, as turmas de 3°, 4° e 5° ano do CIEP Chanceler Willy Brandt, BE Jacaré, participaram do “Marco 0”, que é um trabalho voltado para grupos de estudantes que têm interesse em participar da formação do grêmio estudantil da unidade escolar. Em paralelo, as turmas de 3° ano da Escola Municipal José Moreira da Silva, BE Mangueira, participaram da mesma ação na semana seguinte. Os estudantes do 3° ano da Escola Municipal Humberto de Campos também participarão desta oficina.




A atividade educativa visa estabelecer o primeiro contato dos grupos com as responsabilidades e perspectivas de trabalho que o grêmio de cada unidade escolar irá encontrar após ser eleito.

A sensibilização inicial está sendo organizada em uma série de oficinas baseadas em rodas de conversa instrumentalizadas e embasadas teoricamente em materiais oficiais sobre grêmio estudantil.


O Marco 0, por exemplo, se baseou em um material desenvolvido pela coordenadora pedagógica do Bairro Educador, Karina Trotta, a partir do estudo de documentos e manuais oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).



Os estudantes de 4° ano do CIEP Chanceler Willy Brandt e a turma 1302 da Escola Municipal José Moreira da Silva se mostraram bastante entusiasmados com as propostas de atuação de grêmios estudantis nas unidades escolares.


As próximas ações serão relacionadas à sensibilização dos estudantes em relação aos demais aspectos que envolvam o grêmio, são eles: o que é representatividade coletiva; movimento estudantil; modelo de representatividade na sociedade brasileira; como se dá a tomada de decisão em nome dos demais; dentre outros.


Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário