A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de março de 2013

Alunos visitam a Estação da Alegria do MetrôRio


Os estudantes da turma 1601 (6º ano) do CIEP Patrice Lumumba, BE Engenho da Rainha, visitaram no dia  26 de março, o Centro de Controle do MetrôRio, localizado próximo a Central do Brasil, como ação do Projeto Estação Alegria, acompanhados pela professora Adelia Azevedo e pela integrante do Projeto Bairro Educador, Deborah Sobrino.


O Bairro Educador é um projeto que colabora com as escolas oferecendo atividades pedagógicas. De acordo com os estudantes a estação estava muito cheia, horário da manhã, todos indo trabalhar.  

Chegando no Centro de Controle do Metrô Rio, nós formamos  uma fila e fomos para a entrada do prédio; tiramos várias fotos em conjunto. Fomos recebidos pelas funcionárias, que nos levaram para a Sala de Monitoramento. Vimos como os técnicos monitoram os trens; a funcionária explicou que aquela sala era o local de monitoramento das linhas 1 e 2; também falou que os trilhos do Metrô tem aproximadamente 750 volts de energia, acrescentando que o Metrô possui 36 estações que  transportam os passageiros  em  trens com 6 carros cada um.


Aprendemos também que devemos ajudar a cuidar do patrimônio do Metrô Rio. Depois participamos de  uma palestra que informou sobre a segurança dos passageiros no Metrô, a importância da limpeza e da conservação dos trens e das estações, os cuidados especiais com os idosos, gestantes e com pessoas deficientes; soubemos também que os vagões têm um número menor de bancos para que aumente o número de  passageiros, mesmo que viajando em pé.


Ao final da palestra, participamos de uma gincana, como se fosse um teste a respeito do que foi falado na palestra. Gostamos das perguntas que foram feitas e da atuação da turma. Nós também ganhamos brindes, pela participação na aula e pelo bom resultado alcançado.


Ao final, voltamos para a Sala de Controle; onde respondemos a algumas perguntas sobre o desempenho dos funcionários do MetrôRio e a Companhia nos ofereceu um lanche ao final da visita. Vimos também plantas bonitas no quintal do prédio, como girassóis, orquídeas, uma goiabeira carregadinha e pés de dente de leão. Tiramos muitas fotos que serviram para ilustrar este texto.

De volta para escola, pegamos o trem do Metrô na estação Central do Brasil, destino Del Castilho. Gostamos muito do passeio, aprendemos como funciona o Metrô, e a sua manutenção. Agradecemos a atenção, o conforto dos lugares e como nós fomos tratados. Gostaríamos de ter outras oportunidades de passeios.

Por alunos do CIEP Patrice Lumumba


Nenhum comentário:

Postar um comentário