A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 12 de março de 2013

BE participa de mostra sobre a história da Providência


Os estudantes da Escola Municipal Benjamin Constant, BE Santo Cristo, visitaram no dia 09 de março a exposição Desarquitetura, organizada pelo fotógrafo Maurício Hora, no Centro Cultural Casa Amarela no alto do Morro da Providência. O objetivo da mostra foi fazer com que eles percebessem as transformações que ocorrem nas grandes cidades, principalmente no Morro da Providência. Entre as atividades desenvolvidas no local, destacaram-se a mostra de fotografias da comunidade, roda de capoeira, produção de grafite, apresentação de vídeo e de parte do elenco da novela Lado a Lado, exibida pela Rede Globo, que retratou como a comunidade se constituiu.



A favela carioca é constituída por um conjunto de diferentes épocas que se expressam na arquitetura do local. Cada pedra, residência ou escadaria apresenta uma história particular da Providência. A ocupação é datada do final do século XIX, pois os soldados que retornaram da Guerra de Canudos não receberam uma casa conforme acordado com o Estado e quando desceram no porto do Rio de Janeiro tomaram a providência[1] de ocupar o morro. Segundo um morador do local, assim que começaram a subir o morro perceberam que a mesma planta que havia na Bahia, denominada favela, também estava dispersa no local. É importante observar que foi a partir desta planta (favela) que foram nomeados os assentamentos semelhantes aos da Providência.



Nesse sentido foi de fundamental importância a intervenção do Bairro Educador na divulgação do evento, visto que procurou mobilizar a atenção dos alunos da unidade escolar. Dentre tudo, essas ações reafirmam a importância de fazer circular os eventos no meio escolar e de estabelecer parcerias que continuem aproximando o bairro da escola.

Matéria e fotos por parceiro Alexander Lima Reis (pesquisador voluntário em história das ciências da Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz e estudante de história da UERJ)



[1] Foi desta ação que resultou o nome do local

Nenhum comentário:

Postar um comentário