A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de março de 2013

Conhecendo o bairro de Irajá


Os alunos da Escola Municipal Olímpia do Couto, integrante do BE Irajá, participaram no último dia 26 de março, do “Mapeando para conhecer”, atividade que teve como objetivo levar os estudantes a conhecerem mais sobre a história do bairro onde vivem, utilizando recursos tecnológicos, como por exemplo, o Google Maps.

A ação contou com a participação de alunos do 5º e 6º ano e, mais uma vez, com a parceria de Márcia Paiva, educadora comunitária do Programa Mais Educação, que mobilizou os estudantes para participar das atividades e auxiliou na organização da mesma.


Durante o mapeamento, o gestor de projeto, Diogo Dutra, indagou os estudantes sobre a história de formação de Irajá e alguns elementos presentes na paisagem do bairro. Diogo também explicou para os estudantes a origem e a data de surgimento do bairro, e falou sobre algumas construções significativas para os moradores, como por exemplo, a Igreja Nossa Senhora da Apresentação, que tem mais de 400 anos de história, e o conjunto habitacional do Amarelinho.

Após ficarem sabendo um pouco mais sobre a história do lugar onde vivem e onde está situada a escola onde estudam, os alunos foram convidados a fazer um passeio virtual pelo bairro através do Google Maps.
Ao visitar diferentes lugares, através da internet, os alunos buscaram no mapa imagens de outras cidades, como Paris, São Paulo e a cidade de Orlando, na Flórida, onde está situada a Disney.

Após o término do passeio virtual os alunos fizeram desenhos representando o trajeto casa-escola e outros aspectos presentes no bairro. O comércio local, o Rio Irajá (conhecido popularmente por valão), também foram identificados por eles como pontos conhecidos do bairro.


O desenvolvimento do mapeamento do bairro junto aos alunos é parte fundamental de uma série de outras atividades que estão sendo planejadas para este semestre, com o intuito de levar os estudantes a reflexão sobre o bairro onde vivem e estudam, procurando mostrar a importância de conhecer os seus espaços de convivência. Além disso, também será construída uma página de blog onde os mesmos poderão escrever sobre a história da unidade escolar e do bairro que a integra. 

Por Diogo Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário