Na quarta-feira, dia 13 de março, o
gestor de núcleo do Projeto Bairro Educador, Adriano de Araujo, esteve no CIEP
Patrice Lumumba, em Del Castilho, para
dialogar sobre o plano de trabalho junto à unidade escolar. Participaram da
reunião a diretora Tania Correa, a diretora adjunta Roberta Cardeal, as
professoras Norma Santos e Adélia Azevedo e a educadora comunitária Cleuza
Luiza.
O gestor de núcleo apresentou o plano de
trabalho elaborado pela gestora de projeto do Bairro Educador do Engenho da
Rainha, Marcia Fernandes, a partir de encontros com direção e professores, em
especial, as professoras Norma Santos e Adélia Azevedo. As duas professoras vêm
trabalhando noções e valores associados à importância da comunidade local como
recurso pedagógico para a aprendizagem e a cidadania.
De acordo com o plano de trabalho para o
primeiro semestre de 2013, pretende-se dialogar junto aos estudantes das turmas
1601 e 1602 os conceitos de “comunidade”, “bairro” e “cidade”, bem como
exercitar as habilidades de levantamento histórico sobre o bairro de Del
Castilho; a realização de pesquisa de campo sobre os equipamentos públicos, bem
como das organizações não governamentais atuantes no território.
A ideia é continuar o trabalho iniciado
em 2012, quando foram realizadas diversas ações tendo em comum o bairro, seus
moradores e as peculiaridades locais. O ponto de partida foi quando os
estudantes começaram a refletir sobre as possíveis diferenças entre o grafite a
e pichação. Aproveitando a disponibilidade de oficinas de grafite com o artista
Airá O Crespo, oportunizadas pelo SESC de Madureira e intermediadas pelo Bairro
Educador, foram exercitadas formas e tipos de letras usadas no grafite e depois
os estudantes puderam mostrar o que aprenderam grafitando os muros do CIEP.
O Bairro Educador ofereceu também oficinas de lambe-lambe com o gestor de projeto Marcio
Garcia, como forma de ampliar a compreensão de que
a arte é acessível e não está restrita somente a galerias e museus. Em seguida,
ampliando e reforçando a intencionalidade pedagógica da proposta, foram feitas
pesquisas na internet sobre a origem do grafite, ao mesmo tempo que iniciou-se
uma série de conversas e debates em sala de aula sobre a possibilidade de se
fazer arte. O objetivo foi fazer com que os estudantes observassem como o
grafite e a pichação encontram-se distribuídos no entorno da escola.
Deve-se
registrar que toda essa temática foi inspirada no projeto pedagógico da unidade escolar em 2012, centrado na importância dos valores básicos para
a convivência humana, na valorização e apropriação do bairro em que residem e
no reconhecimento da arte como suporte para a sensibilidade do olhar.
Um dos
locais escolhidos para se conhecer melhor o bairro foi a visita de estudantes e
professores à antiga fábrica de papel Gretisa, hoje ocupada por moradores. É
a professora Norma, numa avaliação dirigida ao bairro Educador que nos conta:
“O desenvolvimento do
Projeto trouxe aos alunos a oportunidade de absorver importante aprendizagem
técnica e também promoveu a reflexão dos mesmos sobre as diversas
transformações que poderiam realizar em suas vidas e na comunidade onde
residem. As oficinas práticas despertaram nos alunos a consciência da
importância de sua ação no espaço em que moram a fim de modificá-lo. A
culminância do Projeto consistiu em uma aula-passeio pela comunidade, buscando
transferir o conteúdo aprendido no interior da escola para a vida cotidiana.
Essa experiência foi indescritível, tamanho o orgulho dos alunos em nos
conduzir, como “guias turísticos” pelo “seu espaço” apresentando-nos às
pessoas, mostrando-nos os lugares e ao mesmo tempo observando as mudanças que
poderiam ser realizadas para transformar aquele “seu ambiente” em um lugar
melhor para viver”.
Para
a equipe do BE foi gratificante perceber como a professora está se apropriando
do projeto, vital para a sustentabilidade do mesmo, da mesma forma que traduz a
missão e o desafio do Programa Escolas do Amanhã, ao afirmar:
"O Projeto desenvolvido
com os alunos da turma 1601 abrangeu, ao mesmo, tempo três dos quatro pilares
da metodologia de trabalho referente aos Elementos Constituintes do Bairro
Educador que são: Apropriação do Bairro; Projeto Escolar de Educação Integral;
Interação Família-Escola. A Escola do Amanhã, sempre localizada em área de
comunidade, possui uma especificidade diferenciada no público atendido. Dessa
forma, para que aconteça a plena aprendizagem é preciso promover a Educação
Integral do aluno atendido através do olhar crítico em relação à sua forma de
vida em comunidade e a reflexão das mudanças necessárias em busca da qualidade
de vida por eles almejada. Acredito que as atividades realizadas no decorrer do
Projeto proporcionaram aos alunos uma experiência única de aprendizagem,
desenvolvendo um novo olhar em relação à sua comunidade, gerando assim a
apropriação do bairro em que residem e contribuindo no processo de
reconhecimento de sua própria identidade. A partir dessa percepção, os alunos
passam da condição de meros espectadores sociais para agentes de mudança e transformação
de sua realidade social, deixando de sonhar com a vida das pessoas famosas que
aparecem na mídia e reconhecendo as possibilidades reais de conquistarem uma
nova condição de vida pessoal, familiar e comunitária a partir do que ouviram e
das técnicas aprendidas nas oficinas realizadas durante o projeto desenvolvido,
numa visão de educação integral e promotora de mudanças”.
Por
fim, registra-se a importância do trabalho realizado, não somente para os
estudantes, mas para a própria professora Norma:
“Em relação ao significado
do Projeto para mim, foi a oportunidade de estar bem perto da comunidade em que
trabalho, observar os aspectos gerais do ambiente no entorno da escola e, mais
importante ainda, conhecer as casas e os familiares dos meus alunos fora do
ambiente escolar. Essa interação com a comunidade foi muito produtiva e
perceber o carinho dos familiares e o orgulho dos meus alunos ao me
apresentarem o seu contexto de vida foi algo emocionante e inesquecível, são
imagens que estarão sempre em minha memória. Na realidade, eu também me
apropriei dessa comunidade e aumentou o respeito e o carinho que já sentia pela
mesma”.
Fica
registrado a gratidão do Projeto Bairro Educador à gestora de projeto Marcia
Fernandes pelo trabalho realizado e à professora Norma, pelo exemplo de
profissionalismo, empenho e respeito pela educação pública.
Por Adriano de Araujo
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