A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 13 de março de 2013

Del Castilho como sala de aula


Na quarta-feira, dia 13 de março, o gestor de núcleo do Projeto Bairro Educador, Adriano de Araujo, esteve no CIEP Patrice Lumumba, em Del Castilho,  para dialogar sobre o plano de trabalho junto à unidade escolar. Participaram da reunião a diretora Tania Correa, a diretora adjunta Roberta Cardeal, as professoras Norma Santos e Adélia Azevedo e a educadora comunitária Cleuza Luiza.


O gestor de núcleo apresentou o plano de trabalho elaborado pela gestora de projeto do Bairro Educador do Engenho da Rainha, Marcia Fernandes, a partir de encontros com direção e professores, em especial, as professoras Norma Santos e Adélia Azevedo. As duas professoras vêm trabalhando noções e valores associados à importância da comunidade local como recurso pedagógico para a aprendizagem e a cidadania.


De acordo com o plano de trabalho para o primeiro semestre de 2013, pretende-se dialogar junto aos estudantes das turmas 1601 e 1602 os conceitos de “comunidade”, “bairro” e “cidade”, bem como exercitar as habilidades de levantamento histórico sobre o bairro de Del Castilho; a realização de pesquisa de campo sobre os equipamentos públicos, bem como das organizações não governamentais atuantes no território.

A ideia é continuar o trabalho iniciado em 2012, quando foram realizadas diversas ações tendo em comum o bairro, seus moradores e as peculiaridades locais. O ponto de partida foi quando os estudantes começaram a refletir sobre as possíveis diferenças entre o grafite a e pichação. Aproveitando a disponibilidade de oficinas de grafite com o artista Airá O Crespo, oportunizadas pelo SESC de Madureira e intermediadas pelo Bairro Educador, foram exercitadas formas e tipos de letras usadas no grafite e depois os estudantes puderam mostrar o que aprenderam grafitando os muros do CIEP.


O Bairro Educador ofereceu também oficinas de lambe-lambe com o gestor de projeto Marcio Garcia, como forma de ampliar a compreensão de que a arte é acessível e não está restrita somente a galerias e museus. Em seguida, ampliando e reforçando a intencionalidade pedagógica da proposta, foram feitas pesquisas na internet sobre a origem do grafite, ao mesmo tempo que iniciou-se uma série de conversas e debates em sala de aula sobre a possibilidade de se fazer arte. O objetivo foi fazer com que os estudantes observassem como o grafite e a pichação encontram-se distribuídos no entorno da escola.

Deve-se registrar que toda essa temática foi inspirada no projeto pedagógico da unidade escolar em 2012, centrado na importância dos valores básicos para a convivência humana, na valorização e apropriação do bairro em que residem e no reconhecimento da arte como suporte para a sensibilidade do olhar.

Um dos locais escolhidos para se conhecer melhor o bairro foi a visita de estudantes e professores à antiga fábrica de papel Gretisa, hoje ocupada por moradores. É a professora Norma, numa avaliação dirigida ao bairro Educador que nos conta:



“O desenvolvimento do Projeto trouxe aos alunos a oportunidade de absorver importante aprendizagem técnica e também promoveu a reflexão dos mesmos sobre as diversas transformações que poderiam realizar em suas vidas e na comunidade onde residem. As oficinas práticas despertaram nos alunos a consciência da importância de sua ação no espaço em que moram a fim de modificá-lo. A culminância do Projeto consistiu em uma aula-passeio pela comunidade, buscando transferir o conteúdo aprendido no interior da escola para a vida cotidiana. Essa experiência foi indescritível, tamanho o orgulho dos alunos em nos conduzir, como “guias turísticos” pelo “seu espaço” apresentando-nos às pessoas, mostrando-nos os lugares e ao mesmo tempo observando as mudanças que poderiam ser realizadas para transformar aquele “seu ambiente” em um lugar melhor para viver”.

Para a equipe do BE foi gratificante perceber como a professora está se apropriando do projeto, vital para a sustentabilidade do mesmo, da mesma forma que traduz a missão e o desafio do Programa Escolas do Amanhã, ao afirmar:


"O Projeto desenvolvido com os alunos da turma 1601 abrangeu, ao mesmo, tempo três dos quatro pilares da metodologia de trabalho referente aos Elementos Constituintes do Bairro Educador que são: Apropriação do Bairro; Projeto Escolar de Educação Integral; Interação Família-Escola. A Escola do Amanhã, sempre localizada em área de comunidade, possui uma especificidade diferenciada no público atendido. Dessa forma, para que aconteça a plena aprendizagem é preciso promover a Educação Integral do aluno atendido através do olhar crítico em relação à sua forma de vida em comunidade e a reflexão das mudanças necessárias em busca da qualidade de vida por eles almejada. Acredito que as atividades realizadas no decorrer do Projeto proporcionaram aos alunos uma experiência única de aprendizagem, desenvolvendo um novo olhar em relação à sua comunidade, gerando assim a apropriação do bairro em que residem e contribuindo no processo de reconhecimento de sua própria identidade. A partir dessa percepção, os alunos passam da condição de meros espectadores sociais para agentes de mudança e transformação de sua realidade social, deixando de sonhar com a vida das pessoas famosas que aparecem na mídia e reconhecendo as possibilidades reais de conquistarem uma nova condição de vida pessoal, familiar e comunitária a partir do que ouviram e das técnicas aprendidas nas oficinas realizadas durante o projeto desenvolvido, numa visão de educação integral e promotora de mudanças”.


Por fim, registra-se a importância do trabalho realizado, não somente para os estudantes, mas para a própria professora Norma:


“Em relação ao significado do Projeto para mim, foi a oportunidade de estar bem perto da comunidade em que trabalho, observar os aspectos gerais do ambiente no entorno da escola e, mais importante ainda, conhecer as casas e os familiares dos meus alunos fora do ambiente escolar. Essa interação com a comunidade foi muito produtiva e perceber o carinho dos familiares e o orgulho dos meus alunos ao me apresentarem o seu contexto de vida foi algo emocionante e inesquecível, são imagens que estarão sempre em minha memória. Na realidade, eu também me apropriei dessa comunidade e aumentou o respeito e o carinho que já sentia pela mesma”.

Fica registrado a gratidão do Projeto Bairro Educador à gestora de projeto Marcia Fernandes pelo trabalho realizado e à professora Norma, pelo exemplo de profissionalismo, empenho e respeito pela educação pública.

Por Adriano de Araujo

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