A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 23 de março de 2013

III Mostra Cultural “Turano: História e Arte”


O grupo de trabalho “Memórias do Turano” promoveu no último sábado, dia 23, a III Mostra Cultural "Turano: História e Arte" na Quadra Vista Alegre, no Complexo do Turano. A mostra teve por objetivo resgatar a história da comunidade e aproximar as forças locais. A atividade foi fruto de reuniões semanais, nas quais a programação foi planejada pelos próprios moradores, que se organizaram e divulgaram o evento.

Oficina com as crianças

O grupo articulador é composto pelo Bairro Educador, UPP Social, Programa Territórios da Paz (SEASDH), GEFEP (Grupo de Formação de Educadores Populares), Grupo Cultural "O Som das Comunidades" e pelas lideranças comunitárias locais.

Roda de conversa com os moradores

O evento foi aberto com uma roda de conversa “Memórias e Histórias da Raia", que é um tipo de dinâmica que possibilita que os moradores mais antigos possam relembrar fatos e repassá-los para os mais novos, mantendo viva a história local.

Houve apresentação de crianças passistas, a dança do passinho, uma pequena homenagem a memória dos bailes do Turano e nos intervalos da programação moradores recitaram poesias sobre a comunidade. O evento contou com a apresentação do Grupo Cultural "O Som das Comunidades", a Academia Mark e Dance, o grupo Bate Lata e o grupo de compositores do Turano.

Apresentação do grupo cultural "O som das comunidades"

Durante o evento foi possível observar atividades permanentes como a exibição de fotografias, desenhos, poesias e oficinas de reciclagem voltadas para as crianças.

O Bairro Educador agradece a todos os parceiros envolvidos na atividade que contribuíram para o sucesso da mesma.

Por Sarah Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário