A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 22 de março de 2013

Atividade auxilia alunos a refletiram sobre o mercado de trabalho


No dia 22 de março, estudantes do 9ª ano da Escola Municipal Presidente Roosevelt, BE Realengo, descobriram, através da oficina “As Vantagens de Permanecer na Escola” a relação entre educação, opções de carreira e o alcance de metas. A oficina idealizada pela Instituição Junior Achievement foi aplicada pelas gestoras de projeto do Bairro Educador Realengo, Carmen Rosane, Amanda Teles (gestora de projetos do BE Pedra de Guaratiba) e Bárbara Brandão (gestora de projeto do BE Campo Grande).


A atividade integra a trilha educativa de orientação profissional “Jovem C.E.E.I.- Conhecer,Entender,Escolher e Investir” . Baseados nestes conceitos o BE constrói uma série de oportunidades, possibilitando o percurso educativo para que os estudantes do 9º ano se conscientizem da importância da educação, criem perspectivas profissionais e sejam instrumentalizados para a escolha das opções de carreira.



Aprender a visualizar os custos e as vantagens de estudar, vivenciar as dificuldades de sustento, realizar um planejamento de carreira e refletir sobre as dificuldades  no alcance de objetivos quando se abandona a escola,  foram os principais temas abordados no encontro.


Durante a execução das atividades do programa “As Vantagens de permanecer na Escola” os estudantes aprenderam sobre a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação através de jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento e planejamento de carreira. A partir desta iniciativa o BE busca estimular o estudante à permanência interessada na escola.

Por Carmem Rosane

Nenhum comentário:

Postar um comentário