A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 19 de março de 2013

Os 100 anos de Vinicius de Moraes é comemorado com poesia


Na última terça feira, dia 19 de março, esteve presente no CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, BE Bangu, a equipe do site “Poesia de Rua” para a apresentação dos seus trabalhos e metodologias utilizadas afim, de ampliar o repertorio pedagógica da unidade escolar.  Após a realização das reuniões de planejamento para a conclusão do plano de trabalho semestral, a coordenadora pedagógica Regina Gomberg, entendeu que o centenário de Vinicius de Moraes seria o cenário inicial para essa primeira troca de experiências. Como costume a unidade apresentou ao longo do ano o chamado “corredor cultural”, onde os corredores do CIEP se transformam em galerias com a exposição dos trabalhos realizados pelas turmas, aumentando a autoestima e incentivando os alunos a se interessarem mais pela cultura brasileira.



Este ano está sendo comemorado o centenário do nascimento do poeta, compositor, jornalista e diplomata brasileiro Vinicius de Moraes. As homenagens ao “Poetinha” (como era conhecido) são inúmeras e foi dessa forma que o BE Bangu, junto à direção do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga começaram a planejar as atividades voltadas para os estudantes da unidade escolar.

Neste ano letivo a unidade escolar pretende desenvolver um “sarau cultural” para a apresentação de poemas e poesias com o objetivo de incentivar a escrita e leitura, apresentação de um coral cantando algumas músicas do compositor Vinicius de Moraes e a produção de “Fanzines” para serem entregues aos responsáveis como forma de valorização da cultura.


A reunião contou com a presença de 13 professores, e o grupo “Poesia de rua” ficou encarregado de apresentar como proposta a ser trabalhado com os alunos, o método do teatrólogo brasileiro Augusto Boal, o conhecido Teatro do Oprimido (TDO), que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais. A equipe de professores e o parceiro entendem que o método promove a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade, através do diálogo e do teatro facilitando o entendimento dos alunos.

Ao decorrer do semestre a unidade escolar contará com apresentações culturais como forma de comemoração ao centenário de Vinicius de Moraes, possibilitando o acesso à cultura brasileira a todos que fazem parte desta unidade, tendo em vista a participação dos responsáveis no “corredor cultural”.


Por Leonardo Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário