A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 19 de março de 2013

Palestra e formação de tutores mirins contra a dengue



No dia 19 de março aconteceu na Escola Municipal Ministro Gama Filho, BE Lins, uma palestra sobre o que é a dengue e como combater este vírus. Além disso, houve a formação de tutores mirins contra a dengue com os estudantes das turmas, 1.201, 1.301 e 1.401 da unidade escolar, em parceria com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil os Educadores em Saúde (Vanderléia Martins e Leandro Reis) e do Programa de Saúde nas Escolas (Patrícia Santos). Os técnicos em saúde da Defesa Civil trouxeram uma palestra com a intenção de reforçar para os estudantes o que é a dengue, para que eles pudessem aprender como combatê-la e auxiliar toda comunidade a eliminar e evitar os focos do mosquito.


Os estudantes assistiram a um vídeo que explicava como o mosquito nasce, como ocorre a sua proliferação, quais os cuidados que todos precisam ter e como agir para que ele não nasça. Os educadores estimularam os estudantes a procurar identificar em suas casas, na vizinhança e no parque externo da escola possíveis criadouros do mosquito da dengue.


Durante a atividade foi destacada a importância de conhecer os sintomas da doença e os estudantes foram orientados a falarem com os responsáveis, caso estejam sentindo alguns dos sintomas mencionados na palestra e procurar imediatamente o serviço de saúde. Enquanto a palestra acontecia no auditório outro técnico estava no pátio da escola apresentando gravuras sobre a dengue e dando explicações sobre o vírus para os demais estudantes.



No segundo momento foram eleitos 15 estudantes da turma 1.401 para serem os tutores contra a dengue. A abordagem deste tema é de grande importância, por isso iniciativas como estas levam os alunos a serem os multiplicadores das informações e das ações nas suas residências, na escola e na comunidade.  Eles foram estimulados a elaborarem cartazes para a divulgação da palestra e saíram da atividade com o compromisso de serem os multiplicadores. No encerramento os estudantes cantaram e dançaram o funk “Dengue, Não” do gestor de projeto Carlos Carvalho.

 Por Luiza Faustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário