A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 25 de março de 2013

Mostra de ciências no plano de trabalho do BE Bispo


Uma forma de potencializar o Projeto Pedagógico Anual (PPA) da Escola Municipal Frei Cassiano, BE Bispo, que tem por tema a água, foi incluir no plano de trabalho do projeto Bairro Educador uma mostra de ciências. Durante o mês de março o BE planejou junto à direção da unidade escolar, feiras de ciências, organizadas dentro das escolas, com o objetivo de motivar o aprendizado do estudante e divulgar temas científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar.

Para tanto, o Projeto Bairro Educador buscou articular parceiros externos e internos que pudessem oferecer subsídios para os estudantes e professores. Internamente, mobilizou-se os projetos que atendem ao PEA (Programa Escolas do Amanhã), Programa Saúde nas Escolas (PSE) e o Cientistas do Amanhã, programa que tem por objetivo tornar mais lúdico e motivador o ensino de ciências.

Os parceiros externos articulados foram a produtora A. Guimarães, que através do patrocínio da CEG (Compania Estadual de Gás) apresentou em uma escola integrante do BE uma peça teatral que aborda a importância do uso consciente das fontes não renováveis de energia, como o gás natural, por exemplo, e o Colégio Cruzeiro do Sul, que irá oferecer oficinas de educação ambiental ao longo do ano letivo para os estudantes do 6º ano.

No dia 25, aconteceu mais uma etapa do planejamento da mostra de ciências, com o Cientistas do Amanhã e com a direção da escola. Foram discutidas ideias de organização para mobilização dos professores, com uma apresentação de iniciativas e planejamento, que inclui a divisão dos temas por turmas, organização do horário e data da mostra, um calendário que possa atender às pesquisas dos estudantes e divisão das responsabilidades dos parceiros internos.
 
Por Ana Sarah Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário