A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 21 de março de 2013

BE participa do planejamento do seminário de educação


No dia 21 de março, o projeto Bairro Educador, Programa Territórios da Paz, a diretora Márcia Roberto do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani, a coordenadora Cláudia Regina da Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa e algumas diretoras de creches e representantes de 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) reuniram-se para planejar um seminário de educação, onde serão discutidos os desafios que tangem a educação nas áreas da Rocinha e Vidigal.



O encontro foi proposto pela gestora social Simone Pitta, do programa Territórios da Paz , da Rocinha. Desde o ano passado são realizados encontros entre os gestores locais do Bairro Educador e Territórios da Paz com objetivo de realizar ações, seminários e projetos de fortalecimento das iniciativas de educação nos territórios do Vidigal e Rocinha.

Durante os primeiros meses de 2013 a ideia de realização de um seminário de educação foi amadurecida. Neste sentido, o encontro realizado apresentou propostas para representantes das unidades educacionais da Rocinha e do Vidigal. A reunião ocorreu na 2ª CRE do Rio de Janeiro, com a participação de 14 profissionais que atuam direta ou indiretamente com educação nestes territórios.


Inicialmente foi socializada a proposta da realização do seminário, que foi aceita por todos. Foram levantadas algumas sugestões de temas para o seminário e ficou acordado que tratará dos “Desafios da Educação - da educação infantil ao ensino médio”.

A data do seminário ainda não foi definida. As gestoras de projeto Amanda Santos e Aline Gomes contribuíram para o planejamento, ressaltando a importância de envolver a comunidade e os parceiros nesta construção. Outro ponto abordado pelo Bairro Educador é a necessidade de pensar coletivamente estratégias de combate à violência, erotização e às drogas que estão presentes em algumas escolas, especialmente nas de 2º segmento.

O planejamento terá continuidade em outra reunião que já foi agendada a fim de amadurecer mais estes temas.

Por Amanda Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário