A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 15 de março de 2013

Construindo um projeto de vida


Na sexta feira, dia 15 de março, os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Lima Barreto, BE Realengo, participaram da oficina “As Vantagens de Permanecer na Escola”, idealizada pela Instituição Junior Achievement. A atividade foi aplicada pela gestora de projeto do BE, Carmen Rosane, através de materiais formulados pela própria instituição.


A oficina integra uma série de atividades presentes na trilha educativa de construção de projetos de vida, chamada de “Jovem C.E.E.I.- Conhecer, Entender, Escolher e Investir”. Dentro desta perspectiva o BE compreende que a educação deve orientar os estudantes do ensino fundamental do 2º segmento a ingressarem no ensino médio, sabendo não só da importância, como também, compreendendo as etapas para obtenção de êxitos pessoais e profissionais de forma interessada.


Os estudantes do 9º ano aprenderam sobre a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação para o mercado de trabalho.


A oficina ocorreu por meio de jogos de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de orçamento familiar e planejamento de carreira.


Eles foram estimulados a descobrir a relação entre educação, opções de carreira e o alcance de metas, aprenderam a visualizar os custos e as vantagens de estudar, a vivenciar as dificuldades de sustento, a realizar um planejamento de carreira e refletir as dificuldades  enfrentadas no alcance de perspectivas de futuro quando se abandona a escola.

Por Carmen Rosane

Nenhum comentário:

Postar um comentário