A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 12 de março de 2013

Estudantes do PEJA visitam a Exposição “História contada por elas”


Na sexta feira, dia 8 de março, foram reinauguradas no BE Caju as atividades de apropriação da cidade com professores, inspetora e os estudantes do Programa de Educação para Jovens e Adultos (PEJA) do CIEP Henfil. A data escolhida representa o Dia Internacional das Mulheres, e por este motivo os estudantes visitaram a exposição “História contada por elas”, sediada na Escola SESC de ensino médio.


No ano anterior os estudantes percorreram diversos bairros do Rio de Janeiro, ampliando o repertório cultural deles, dos familiares e convidados. A estudante Maria Deuva contou para as novas alunas que no ano anterior ela não queria ir aos passeios organizados pelo BE junto à escola, mas no dia em que decidiu participar ela conheceu todos os espetáculos e exposições, levando também um amigo.



Os estudantes, em sua maioria mulheres, estavam interessados em conhecer uma exposição de arte urbana, elaborada por mulheres. Ao chegar ao espaço, as alunas elogiaram a presença de elementos do cotidiano no espaço expositivo. No local haviam uma caixa d’água com peças íntimas, um maço de cigarro e um vidro de perfume, fato que chamou atenção dos estudantes. A gestora de projeto estimulou a leitura das obras, facilitando também o entendimento dos estudantes. Desta forma, eles conseguiram compreender a mensagem passada pela exposição e pelos poemas citados nas paredes.



A artista Carmen Lúcia explicou que o objetivo da exposição é apresentar o resultado das oficinas realizadas pela Rede NAMI (Rede Feminista de Arte urbana). A mensagem da exposição dialoga com a comemoração do dia internacional da mulher, um momento de lembrar as conquistas de todas as mulheres e propõe uma reflexão sobre alterações nas vivências, almejando melhorias profissionais, sociais e afetivas.


Ao fim o grupo demonstrou interesse em participar das próximas atividades, ampliando o capital cultural e conhecendo outros equipamentos culturais presentes na cidade.

Por Marcelly Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário