A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 20 de março de 2013

A importância de se planejar


Os Acadêmicos de Enfermagem da Unisuam em parceria com o Projeto Bairro Educador, promoveram no dia 20 de março um seminário sobre Planejamento Familiar, para o Núcleo de mães representantes de turmas do CIEP Vila Kennedy.


Foi apresentado pelos Acadêmicos de Enfermagem para mães que o planejamento familiar é um direito garantido pela Constituição Brasileira, e é uma expressão que tem se tornado mais presente no vocabulário dos brasileiros.  O acesso à informação sobre métodos contraceptivos e os cuidados que devem ser tomados na hora de planejar uma gestação está a cada dia mais ampliado.

No seminário os Acadêmicos informaram que o planejamento familiar é o conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres, em todos os ciclos de vida, a programar a vinda dos filhos e também a evitá-la. Homens e mulheres têm o direito de decidir se terão filhos ou não, qual é o melhor momento, quantos serão e qual é o método preventivo mais adequado para si e seus parceiros.


Os participantes foram informados de que é dever do Estado oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem o livre exercício do planejamento familiar, levando em consideração o desejo de cada um dos parceiros e do casal.

 Neste encontro os responsáveis puderam conhecer e saber a forma correta de utilização métodos contraceptivos que  são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez.

Por Kariny da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário