A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 22 de março de 2013

Turismo cemiterial no Peru, Argentina e México

Na quarta feira, dia 20 de março, a partir da articulação da professora Fátima Borges e mobilização de outros professores da Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, BE Caju, a professora Cassiana Vidal realizou uma atividade extra com as turmas 1601, 1602 e 1603, enriquecendo a trilha educativa “Ilustres Mortais”. A proposta surgiu pautada na vivência da professora Cassiana em outros países da América Latina. A temática do encontro abrange o turismo cemiterial no Peru, Argentina e México, com ênfase na geração de renda que acontece a partir da visita ao espaço cemiterial.

Cemitério pré incaico no Peru

O primeiro cemitério é o pré-incaico em Nazca, com túmulos abertos, casas de madeira que delimitam as covas e pessoas enterradas em posição fetal. Foi aprofundada também a questão da cultural local (quando o chefe da família morria, todos da família eram mortos, exceto o primogênito). Também foi apresentado, através de slides para os alunos, o cemitério do Peru, localizado em Chivay. 


Ao iniciar a explicação sobre o cemitério de Recoleta, na Argentina, os estudantes identificaram nas fotos algumas semelhanças com o cemitério São Francisco Xavier. As professoras Nagela Gonçalves e Cassiana Vidal contaram que nestes cemitérios é possível identificar várias pessoas fazendo piquenique ou utilizando o espaço para leitura.


“É um lugar tranqüilo, em que há pessoas do entorno explicando as histórias referente ao cemitério e as personalidades enterradas, cito Evita Perón, dentre outros”.


Cemitério la Recoleta

O próximo local abordado faz referência à festa do Dia dos Mortos, no México. A professora explicou o motivo das festas e principalmente da comemoração da morte.

Festa Dia dos Mortos

Quando nasce um mexicano eles lamentam, porque a pessoa irá viver num mundo de muitas dificuldades, já, quando é o oposto acontece a comemoração pela idealização de uma vida melhor após a morte”.

Nas reproduções fotográficas o grupo visualizou as festividades, as cores alegres, as diversas representações de caveiras coloridas e todas as celebrações que aconteciam dentro do cemitério, em cima dos túmulos.

Ao término da apresentação, os estudantes solicitaram ver as outras fotos, pois queriam fotografar e anotar o endereço do site. Percebemos que a sensibilização resultante deste encontro desconstruiu o olhar negativo que os estudantes tinham do cemitério.

O Bairro Educador agradece a professora Cassiana Vidal pela disponibilidade e principalmente por integrar e enriquecer a trilha.

Por Marcelly Pereira




Nenhum comentário:

Postar um comentário