A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 20 de março de 2013

BE Vila Cruzeiro dá início ao “Projeto Papo de Menina”

No dia 18 de março, foi iniciado no CIEP Deputado José Carlos Brandão Monteiro, BE Vila Cruzeiro, o “Projeto Papo de Menina”. Em parceria com a técnica de enfermagem Fernanda Santana do Programa Saúde na Escola (PSE), o projeto foi pensado a partir de uma demanda da direção escolar e professores. Segundo eles, foi verificado que muitas adolescentes tinham dúvidas com relação à sexualidade, distinção de gênero e adolescência. No primeiro momento houve um planejamento entre o PSE e Bairro Educador e foram realizados encaminhamentos para a sistematização do projeto.


Embasadas na importância do trabalho com os temas transversais, as atividades foram pensadas para tentar responder às dúvidas das estudantes, que estão na faixa etária de 10 a 14 anos.

O planejamento com a diretora Ana Paula Baptista foi de grande importância para a unidade escolar, que recebeu bem o projeto. Além das professoras envolvidas, o espaço físico já estava preparado para receber o “Papo de Menina”. Os meninos já sabiam que a atividade não era, no momento, dedicada a eles. A escola preparou um folder divulgando o evento com os horários e a turma específica que iria participar do encontro.


No primeiro encontro, o tema escolhido foi “O que é ser menina?”, que abordou a questão da diferença de gêneros. Foram feitas diversas indagações, como por exemplo, o que faz uma menina, o que não faz uma menina, o que pode e o que não pode? O principal objetivo foi instigá-las a refletir sobre o universo feminino. Percebeu-se como questões relacionadas às mudanças do corpo incomodam, como a menstruação e a acne. Algumas meninas, mostraram que não querem chegar a essa etapa, para não passar por situações constrangedoras.


No final da atividade, as meninas escreveram em um pedaço de papel, o que tinha sido importante naquele encontro e o que não foi interessante. Se alguém tivesse alguma dúvida ou sentisse vergonha de falar também era para ser registrado no papel.

Os encontros do “Papo de Menina” serão realizados todas as segundas-feiras e as atividades serão pensadas e desenvolvidas a partir das dúvidas e curiosidades das estudantes.

Por Carla Sue Ellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário