Embasadas na
importância do trabalho com os temas transversais, as atividades foram pensadas
para tentar responder às dúvidas das estudantes, que estão na faixa etária de 10
a 14 anos.
O planejamento com a
diretora Ana Paula Baptista foi de grande importância para a unidade escolar,
que recebeu bem o projeto. Além das professoras envolvidas, o espaço físico já
estava preparado para receber o “Papo de Menina”. Os meninos já sabiam que a
atividade não era, no momento, dedicada a eles. A escola preparou um folder
divulgando o evento com os horários e a turma específica que iria participar do
encontro.
No primeiro encontro, o
tema escolhido foi “O que é ser menina?”, que abordou a questão da diferença de
gêneros. Foram feitas diversas indagações, como por exemplo, o que faz uma
menina, o que não faz uma menina, o que pode e o que não pode? O principal
objetivo foi instigá-las a refletir sobre o universo feminino. Percebeu-se como
questões relacionadas às mudanças do corpo incomodam, como a menstruação e a
acne. Algumas meninas, mostraram que não querem chegar a essa etapa, para não
passar por situações constrangedoras.
No final da atividade, as
meninas escreveram em um pedaço de papel, o que tinha sido importante naquele
encontro e o que não foi interessante. Se alguém tivesse alguma dúvida ou
sentisse vergonha de falar também era para ser registrado no papel.
Os encontros do “Papo
de Menina” serão realizados todas as segundas-feiras e as atividades serão pensadas
e desenvolvidas a partir das dúvidas e curiosidades das estudantes.
Por
Carla Sue Ellen
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