A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 14 de março de 2013

Trilha educativa "Caminho Sustentável"


Proporcionar a conscientização dos alunos acerca de temas que envolvam meio ambiente e cidadania, estimulando a construção de atitudes para a preservação e desenvolvimento sustentável, é o objetivo da trilha educativa Caminho Sustentável que teve seu marco zero no dia 14 de março no CIEP Vinicius de Moraes, integrante do BE Jacaré. O bairro apresenta diversos problemas ambientais, inclusive no entorno da escola, o que afeta diretamente a rotina dos estudantes.


A trilha é desenvolvida pelo Bairro Educador em parceria com a diretora, coordenadora e professoras que atuam, respectivamente, nas turmas de 3º e 4º ano. A primeira atividade contou com a participação da estudante de biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Gleika Marques, e com o apoio das estagiárias da sala de informática.

Neste primeiro momento buscamos identificar o que os estudantes sabiam sobre meio ambiente a partir da realidade que os cerca. Para tanto, foram discutidos os problemas ambientais da cidade e do bairro. Os principais problemas levantados por eles foram sobre a poluição das ruas e do rio que corre pelo bairro e em frente ao CIEP, o que aumenta a probabilidade de enchentes em suas casas. Além do debate, as turmas puderam ver vídeos sobre a temática, como “Um plano para salvar o planeta” da Turma da Mônica.


Trabalhar o tema meio ambiente é fundamental para que os estudantes se conscientizem que a garantia da qualidade de vida depende da atitude de cada um deles. No decorrer das atividades foram elaboradas situações de aprendizagem, onde foram estabelecidos momentos de pesquisa, discussão e experimentação, fazendo com que os alunos reflitam e proponham soluções, interagindo com múltiplos saberes. 


Por Jéssica Tamara Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário