A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 14 de março de 2013

Planejando atividades para 2013 com o Grêmio e CEC


No dia 14 de março, o CIEP Maestro Francisco Mignone, BE Vila Cruzeiro, iniciou as atividades com o grêmio estudantil e representantes do CEC (Conselho Escola Comunidade) composto somente pelo segmento estudantil.  Durante o trabalho iniciado em 2012, foi observada a importância da realização de atividades ligadas à identidade deste grupo no espaço escolar, demanda solicitada pela direção. Nos encontros foram trabalhados temas relacionados a ser aluno e ser estudante, a representatividade e o pertencimento ao grupo. Os estudantes passaram a ser parceiros do Bairro Educador no sentindo de divulgar/mobilizar as ações e ajudar na organização da unidade escolar para a execução das atividades desenvolvidas pelo BE. Isso fez fortalecer a relação entre gestora de projetos e comunidade escolar.


Como atividade inicial, para o ano de 2013, foi realizado um primeiro encontro para resgatar e avaliar as atividades do Bairro Educador no ano de 2012 e planejar as próximas ações para este ano letivo. O grupo mudou e alguns estudantes não fazem mais parte da unidade escolar. Por este motivo, foi necessário fazer uma retrospectiva.


As estudantes que estão desde o início das atividades relataram as ações do grupo com a gestora de projeto e reforçaram para os demais a importância da parceria e como as oficinas contribuíram para o entendimento do grêmio e questões que transcendem o ambiente escolar.


Temas relacionados às diferenças de gênero ainda são pertinentes de serem trabalhados, além de melhorias na infraestrutura do CIEP, nas quadras, banheiros, cadeiras e mesas. Para o grupo, é necessário trabalhar uma campanha contra a violência na escola. Segundo relatos, durante o recreio as “brincadeiras” são agressivas e muitos saem machucados, além de cadeiras e mesas quebradas. Ficou definido que os encontros serão na quinta feira e foram solicitadas que no decorrer das ações serão exibidos vídeos e realizadas atividades lúdicas e dinâmicas.


            Por Carla Sue Ellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário