A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 7 de março de 2013

“Marco 0” dos Jogos Cooperativos


No dia 07 de março, aconteceu na Escola Municipal Humberto de Campos a aplicação do “Marco 0” dos Jogos Cooperativos com as turmas de 1º, 2º e 3º ano, incluindo o Projeto Realfa.

O “Marco 0” baseou-se na exploração da definição de jogos cooperativos, através da realização de um jogo experimental. Para tal, foi eleito o Koffer Ball. Baseado no Handball é uma espécie de futebol jogado com as mãos. O Koffer Ball segue a mesma lógica, porém ao receber a bola de um companheiro de equipe, a pessoa tem que repassá-la sem andar ou correr e sem sair do lugar em que está, apenas virando o corpo e arremessando a bola para o companheiro de equipe mais próximo do gol .


Como aconteceu na Escola Municipal José Moreira da Silva, os estudantes não conheciam este jogo e acharam seu nome bem diferente. Os alunos conheceram a definição e as regras do jogo.

Os jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promovê-la efetivamente entre as pessoas. No mesmo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que o indivíduo aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado.


O objetivo deste “Marco 0” foi avaliar o que os estudantes entendem por jogos cooperativos e se eles sabem qual o seu propósito. Para isso, a aplicação do Koffer Ball e o registro das opiniões dos estudantes acerca deste jogo em específico, foram feitos. A partir deste registro, um mural dos jogos foi criado no local, onde os mesmos aconteceram, expondo a avaliação de cada turma.


A avaliação dos outros jogos também serão anexadas neste mural. Desta forma, o corpo escolar como um todo, o Bairro Educador, os responsáveis e os próprios estudantes poderão acompanhar e analisar a evolução do trabalho.

Em 2011, os jogos cooperativos já foram protagonistas da ação do BE Mangueira na Escola Municipal José Moreira da Silva. Nesta unidade escolar, o trabalho do BE começou na 1ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE, onde foram desenvolvidos alguns jogos pelo período de 6 meses. Os resultados foram sentidos ao longo da própria realização e hoje esta experiência é considerada como uma boa prática pelo grupo. Baseada nesta, o BE deu início ao trabalho na Escola Municipal Humberto de Campos, vislumbrando maiores resultados e um impacto ainda mais positivo.


A avaliação foi respondida de forma positiva pela maioria das turmas. A única turma que frisou a questão das regras como algo que poderia ser modificado para tornar o jogo mais divertido foi a  1302 A.

De uma forma o “Marco 0” foi concluído com a percepção de que os propósitos dos jogos foram alcançados. O resultado das atividades foram os seguintes: união do grupo em torno de um objetivo comum; o respeito às regras do jogo; comunicação entre os jogadores e com a mediadora para delineamento de estratégias; flexibilidade e abertura nas discussões; criatividade para a construção de estratégias satisfatórias; disponibilidade do grupo para vencer o “desafio” imposto e ir além do imaginado, trabalhando em equipe; honestidade e ética no cumprimento das regras foram alcançados.[1]

Ao retornar à sala de aula, a mediadora (gestora de projetos do Bairro Educador), a turma e a professora, conversaram sobre os jogos e relataram o mesmo na ficha de avaliação, de forma que esta se tornasse uma “ata”. Na próxima semana a atividade será refeita com um maior destaque ao momento de conversa inicial, no qual as regras são descritas. Ao final, todos assinaram a “Ata” gerada.

O Koffer Ball será repetido, com exceção da participação da turma 1302 A, que não deseja refazer a atividade, conforme descrito anteriormente. Nesta próxima rodada o objetivo principal será o de colocá-los em contato pela segunda vez com as regras e questioná-los, se lembram de quais são e quais foram os combinados estabelecidos na semana anterior. A turma 1201, por sua vez, terá seu momento de realizar a atividade e avaliar se sentem a vontade ou não com a mesma, conforme aconteceu com todas as turmas.


Visualizado pela última vez em: 08/03/2013 às 09:49.

Por Priscilla Babo


Nenhum comentário:

Postar um comentário