A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 5 de março de 2013

Intercâmbio cultural promovendo a educação no bairro


Na última sexta-feira, 1 de março, os estudantes da Escola Minicipal Rubens Berardo, BE Complexo do Alemão, receberam a visita norte americanos para uma aula diferente de Inglês. Os voluntários Joshua Lopez e Kimberly Farnham acompanharam uma aula ministrada pela professora Virgínia Andreatta, estimulando a comunicação com os estudantes.
Os estudantes fizeram um exercício de conversação, utilizando os conteúdos apreendidos nas aulas com a professora Virgínia durante o último mês, puderam exercitar a apresentação, falar do time favorito, atividade favorita e, com a ajuda da professora perguntar um pouco mais sobre a vida dos visitantes.
        Joshua e Kimberly, que já ganharam os apelidos de Josué e Kim, foram recebidos pelos estudantes como verdadeiros “pop stars” e em seu diálogo conseguiram se comunicar, pois a professora Virgínia tem ensinado a utilização de “palavras-chave” para se entender o contexto de uma conversa. Ao término da atividade os estudantes se despediram e disseram juntos uma frase de agradecimento aos voluntários, que prometeram retornar no mês seguinte.
            Os voluntários chegaram até a unidade escolar por meio de articulação da gestora de núcleo Mary Lança, que os convidou para participarem da reunião de planejamento coletivo do Bairro Educador. Ao término da reunião Joshua e Kimberly propuseram realizar este trabalho de intercâmbio com uma visita mensal em duas escolas integrantes do BE: a Escola Municipal Rubens Berardo e a Escola Municipal Professor Affonso Varzea.
            A escolha destas escolas se deu pelo fato de serem próximas ao local de moradia dos voluntários e a Escola Municipal Professor Affonso Varzea tornou-se este ano uma escola bilíngue. Os voluntários ficarão na comunidade por  dois anos.

         A professora da Escola Municipal Rubens Berardo, Virgínia Andretta, elogiou o resultado do encontro e segundo ela foi perceptível, devido o interesse e comprometimento da turma com o aprendizado da língua inglesa.

           "Através desse encontro, os alunos vivenciaram a real experiência de por em prática o conhecimento e o estudo da Língua inglesa realizados nos últimos dois anos. Apesar de um curto espaço de tempo em sala de aula, apenas 50 minutos por semana, o desempenho dos alunos foi surpreendente", ressaltou Virgínia.

         O Bairro Educador agradece a Joshua Lopez e Kimberly Farnham, pela disponibilidade em colaborar com este processo de intercâmbio cultural que contribui com a proposta de uma Educação Integral e de qualidade para os estudantes.
Por Bruno Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário