A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 1 de março de 2013

O planejar e o fazer

Durante as últimas semanas de fevereiro, após o início do ano letivo das unidades escolares integrantes dos BE’s Catumbi e São Carlos, o gestor de projeto Hugo de Oliveira, junto ao corpo docente das escolas e parceiros deram início ao planejamento das atividades a serem trabalhadas com os estudantes em 2013.


O BE impulsionado pela gestão democrática vem buscando trabalhar de forma coletiva a produção de ferramentas para qualificar o aprendizado do estudante, visando melhorar o currículo nacional.

Foi iniciada uma sondagem através do PPP - Projeto Político Pedagógico das escolas (instrumento que norteia as atividades escolares) para que se conheça a visão da coordenadora pedagógica e/ou direção com relação às propostas de trabalho para o ano letivo, e, além disso, os encontros com as unidades escolares foram importantes para o alinhamento das ideias. O gestor de projeto do BE, Hugo Oliveira, junto à direção das escolas pesquisou quais ações dialogam com o PCN - Programa dos Currículos Nacionais – buscando tornar as atividades desenvolvidas com os estudantes mais atrativas, justificáveis e pedagógicas.

A diretora da Escola Municipal Catrumbi, Renata Garrão, ressaltou que visa inovar com as ações do Bairro Educador este ano.

"Quero trabalhar Educação Financeira com os alunos, gerar neles o senso de responsabilidade tanto no consumo quanto no investimento", ressaltou a diretora.

Foram propostas ações pontuais, miniprojetos e/ ou projetos e trilhas educativas que vão ao encontro dos interesses da unidade escolar. O intuito é fazer com que os estudantes aprendam de forma lúdica, se conscientizando sobre a importância dos estudos em sua vida. Foram apresentadas algumas ações no decorrer dos encontros: Escola Municipal Estados Unidos – Projeto CEI (Conhecer, Escolher e Investir): oficinas pedagógicas sobre projetos de vida, transição para o ensino médio, feira de profissões e oficinas com o grêmio estudantil; Escola Municipal Catumbi – atividades que estimulem os estudantes a pensar sobre educação financeira; Escola Municipal Fundação Leão XIII – atividade de contação de histórias; Escola Municipal Canadá – feira de gastronomia e passeata do lixo. Entre elas, destacamos a 2ª edição do “Desafio do Passinho” que será uma ação comum entre as unidades escolares.

Por Hugo de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário