A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 1 de março de 2013

Alunos visitam Hospital Psiquiátrico no Engenho de Dentro


No dia 28 de Fevereiro, a equipe do BE Campo Grande, estudantes e professores da Escola Municipal Cora Coralina, foram convidados a visitar o Hotel da Loucura e o Museu de Imagens do Inconsciente, no Hospital Psiquiátrico Nise da Silveira, no bairro do Engenho de Dentro.




A escola foi a 1ª da rede municipal a ser convidada a visitar o espaço com o objetivo de desmitificar o ambiente em que são tratados os pacientes do hospital. A primeira impressão que os estudantes tiveram, logo na entrada, foi de um hospital tradicional, mas ao entrarem no Museu, fizeram uma verdadeira viagem ao inconsciente, e puderam conhecer de perto as obras produzidas pelos pacientes do hospital.



Os estudantes também visitaram o espaço onde são feitas as oficinas de teatro, ao ar livre. GADU (Grande Arquiteto do Universo), assim chamado pelos outros pacientes, declamou poesias e sonetos, e escolheu uma aluna como sua musa.

Em seguida os estudantes visitaram o Hotel da Loucura e, além disso, também puderam assistir à oficina de música, realizada com alguns pacientes. O espaço é criativo,  dinâmico e livre, e através da arte, é possível mudar e transformar muitos clientes. Uma aluna citou: “As pessoas julgam muito sem conhecer.” No término da visita estudantes e professores deixaram a marca da escola na parede do hotel, utilizando frases da poetisa Cora Coralina e um verso composto por uma aluna.


O BE agradece ao Sr. Paulo Weber, Allan Botelho, à equipe do Hotel da Loucura e ao Museu de imagens do Inconsciente, por dar a oportunidade dos estudantes conhecerem o espaço.


Por Barbara Brandão

Um comentário:

  1. como faço para ter acesso a ficha de um familiar q esteve internado aí neste hospital na década de 70

    ResponderExcluir