A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 2 de março de 2013

BE Mangueira se capacita para mediar conflitos escolares

Visando acesso aos conhecimentos teóricos relacionados a mediação de conflitos, o Bairro Educador Mangueira participou nos dias 01 e 02 de março do curso “Mediação nas escolas: práticas em diferentes países” oferecido pela instituição Parceiros Brasil – Centro de Processos Colaborativos. Tal curso foi voltado para a prática da mediação em âmbito escolar em diferentes países através da experiência do projeto “Educação para a paz”.


A partir da reunião de planejamento com a coordenação pedagógica e direção da Escola Municipal Humberto de Campos, o BE Mangueira junto à unidade escolar uniu esforços para a realização de um trabalho voltado para a mediação de conflitos entre os estudantes e a utilização das teorias com o núcleo de responsáveis. O curso explica os conceitos relativos à promoção de cooperação, união e respeito aos demais. As regras estabelecidas pelo grupo, através dos Jogos Cooperativos (atividade desenvolvida pelo BE), a autoestima e sentimento de grupo entre os professores, por meio de dinâmicas especificas, serão desenvolvidas durante a realização dos centros de estudos.


A segunda etapa deste primeiro momento será realizada na quinta-feira, dia 07 de março, quando tais conhecimentos serão repassados para a equipe de diretores e coordenação Pedagógica, bem como a psicóloga voluntária da Escola Municipal Humberto de Campos. Neste mesmo dia, serão aplicados os Jogos Cooperativos com os estudantes do 1º, 2◦ e 3◦ anos e para a turma de Projeto – Realfa.



Também será aplicado o “Marco O” relativo aos jogos, buscando perceber quais as ideias e noções que já estão previamente estabelecidas para estes estudantes em relação aos pontos acima ressaltados. O objetivo do BE Mangueira é fazer um planejamento para que os jogos aconteçam da forma mais estruturada e enriquecedora possível.

O BE agradece a Escola Municipal Humberto de Campos pela confiança depositada no trabalho do projeto, bem como, a Parceiros Brasil pelo curso ministrado.

Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário