A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Estudantes da Rocinha participam de atividade sobre a importância das escolhas profissionais

No dia 22 de maio a gestora de projetos, Amanda Santos, e o gestor de núcleo, Anderson Correa, realizaram a atividade “Escolher dá Trabalho” com os estudantes do 9º ano do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani. Esta é a segunda etapa da Trilha Educativa “O Futuro da GENTE” que vem sendo desenvolvido com este grupo de adolescentes e tem por objetivo contribuir para que os mesmos comecem a pensar e valorizar suas escolhas tendo em vista o futuro profissional.
 
Esta atividade contou com a participação de 28 estudantes e consistiu na exibição de vídeos da Multi-Rio sobre as profissões ligadas ao Esporte, Engenharia Civil e Técnico em Edificações. Os vídeos retrataram quais as disciplinas que o profissional precisa estudar para a formação nestas áreas, quais as formas de ingressar no mercado de trabalho, o cotidiano destes profissionais entre outras informações. Estes vídeos foram selecionados com base nas pesquisas realizadas na primeira atividade da trilha. Os estudantes apontaram as áreas de esportes e humanas (especialmente direito e carreiras militares).
 
Podemos observar as áreas de interesse segundo o gráfico a seguir:

Ao final de cada vídeo, os estudantes comentaram e trocaram informações e impressões sobre o que aprenderam nos vídeos. Em seguida, o Gestor Anderson Correa relatou sua trajetória profissional ressaltando a importância do estudo e formação constante para a realização profissional.
 
Este encontro permitiu que o grupo pudesse ampliar seus conhecimentos acerca das possibilidades profissionais além de fornecer instrumentos para que estes adolescentes reconheçam a importância da escola e de, constantemente, pensar a respeito do futuro que desejam. No final do encontro, o grupo realizou uma breve avaliação verbal onde relataram como positiva a experiência da atividade “Escolher dá Trabalho”.
Por Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário