A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 6 de maio de 2013

A importância da participação dos responsáveis na vida escolar dos alunos


Foi realizada uma reunião com os responsáveis da turma 1502 da Escola Municipal Virgilio Francisco Monteiro, BE Coelho Neto, no dia 06 de maio. Nesta reunião participaram cerca de 13 mães que se reuniram para debater sobre o tema “o papel de cada um no ambiente familiar  e o compromisso dos responsáveis na prática de educar seus filho”.


A partir de uma articulação do Bairro Educador Coelho Neto, a parceira Vania Izzo, do Instituto NOOS fez a mediação do encontro. Naquela tarde, as mães presentes puderam refletir sobre a importância da família e os papéis de pais e filhos na fase de formação que é a infância. Mas a conversa sobre as relações familiares também chegou ao ambiente escolar. Com a contribuição da Professora Rosimere Barbosa de Jesus , da sala de leitura, as mães perceberam o quanto  as relações intrafamiliares influenciam no desempenho dos filhos em sala de aula.

Além de falar sobre suas histórias, as mães também puderam ver, através de fotos, os trabalhos de seus filhos sobre as representações e visões que eles têm de suas famílias.


 Muitas histórias de dificuldades e soluções encontradas pelas mães na educação de seus filhos. Mas, entre tantas experiências e lições aprendidas, ficou a sensação de que a troca de saberes entre elas foi o grande ganho. Na fala de uma das mães ficou o aprendizado de que "Na maioria das vezes, queremos que eles nos ouçam. Acho que devemos parar e ouvir mais os nossos filhos".

Agradecemos a gestão da unidade escolar que nos possibilitou e apoiou a atividade, as mães que apostaram na proposta de trabalho e a psicóloga Vânia Izzo do Instituto Noos, que direcionou o trabalho com dedicação e atenção para cada caso apresentado no decorrer da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário