A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Feira das Profissões reúne alunos e parceiros no BE Catumbi


Com objetivo de orientar profissionalmenteestudantes das turmas de 8º, 9º ano e do Acelera 2, o Projeto Bairro Educador, em parceria com a Equipe do PROINAPE, promoveu, no dia 03 de Maio, a 3ª FEIRA DAS PROFISSÕES da Escola Municipal Estados Unidos, integrante do BE Catumbi.
A atividade teve como sensibilizar aos estudantes sobre as perspectivas profissionais, além da importância de estimular e incentivar a permanência interessada dos estudantes, bem como, a correlação em elevar os anos de escolarização e a relação que existe entre escolarização e profissão (salário).

Os estudantes tiveram contato com profissionais de diversas empresas, tais como, Unicarioca, Instituto Coca-Cola, Fundação Mudes, Faetec da Tijuca, Facility, Espro, Centro de Referência da Assistência Social – Germinal, Conselho Tutelar e ISBET.


A abertura oficial do evento começou com a apresentação de fotos da feira das
profissões de 2012. Na sequência houve uma roda de conversa com os parceiros que apresentaram suas empresas e ofereceram oficinas sobre o mercado de trabalho, como se preparar e se comportar em uma entrevista, como elaborar um currículo, entre outras atividades.

Para o gestor de projetos do BE Catumbi, Hugo de Oliveira, o principal objetivo da atividade foi despertar uma perspectiva de futuro nos estudantes. “As empresas convidadas ofereceram oportunidades para os estudantes e falaram sobre o que os espera no mercado de trabalho. Buscamos dar um choque de realidade nesses jovens para aproximá-los deste “mundo” desconhecido”, afirmou.


Os estudantes foram divididos em salas, na qual assistiam palestras e participaram de atividades. A ESPRO disponibilizou fichas de inscrições para os programas de estágios e uma oficina com o tema “Como se portar no mercado de trabalho”, A Facility ofereceu palestra sobre “como se comportar numa entrevista de emprego”, a Fundação Mudes propos atividades como “linha da vida profissional – iniciação das profissões”, contações de histórias, entre outros.

Para Dinorah Gama, assistente social do Programa Interdisciplinar de Apoio à Escolas - PROINAPE, a atividade foi importante para os alunos que estão interessados no mercado de trabalho. “Este evento foi importante para incentivar os alunos a continuarem os estudos e criar novas perspectivas para um futuro melhor. Espero que tenhamos atingido um bom número de alunos”, afirmou.

Para Luciana Gachet, responsável pelo núcleo de comunicação da Unicarioca explicou porque participar de um evento como este. “O convite do Hugo de Oliveira veio para apresentar aos estudantes uma faculdade, que eles saibam o que é nivel superior. Queriamos mostrar que é possivel cursar uma faculdade através de diferentes formas”, finalizou.

Agradecemos a Escola do Amanhã Estados Unidos pela confiança, a Equipe do PROINAPE pela parceria constante em nossas ações e aos parceiros pela presença! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário