A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 7 de maio de 2013

A importância dos estudos para os adolescentes


Iniciou na Escola Municipal Aldebarã, BE Antares, no dia 07 de maio, a atividade educativa “Projeto Conhecer, Entender, Escolher e Investir” - CEEI. Este projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos do 9º ano para a ampliação da perspectiva de futuro.

A primeira atividade realizada foi dinamizada pela gestora de projetos local e contou com a parceria da coordenadora pedagógica e da diretora adjunta. Uma roda de conversa mobilizou os alunos a refletirem sobre o futuro pessoal, características de qualidade de vida. A principal polêmica levantada na dinâmica foi a relação entre os estudos e a garantia de um futuro seguro e promissor.


No dia 13 de maio foi a vez dos alunos do 9º ano participarem do Programa Vantagens de Permanecer na escola, do parceiro Junior Achievement.

Este programa visa mostrar aos alunos a importância para as suas vidas do investimento nos estudos e na continuidade da formação acadêmica e faz refletir, a partir de exemplos da vida cotidiana, como esse investimento faz a diferença para o futuro profissional.


O grupo empenhou-se bastante no acompanhamento das atividades propostas, o que rendem discussões importantes.

Através das atividades ficou claro que os alunos participantes entendam que com a conclusão do Ensino Fundamental estarão encerrando uma etapa de suas vidas e se preparando para iniciar outra, que é o Ensino Médio, ou seja, nova escola, novos colegas, professores, disciplinas, rotinas e novos desafios, e que devem continuar investindo na escola.
Por Priscila Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário