A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 7 de maio de 2013

Trilha Educativa “Aquarela das Virtudes e dos Valores”


   Alunos do 5º ano da Escola Municipal Costa do Marfim, BE Realengo, visitaram no dia 07 de maio o Centro Cultural Banco do Brasil. A atividade faz parte da Trilha Educativa “Aquarela das Virtudes e dos Valores”.

   A visita ocorreu para estimular atitudes de valores, conscientizar sobre a diversidade cultural e despertar a consciência crítico-social através do contato entre os alunos e os espaços públicos em todo trajeto.


   O percurso entre a zona oeste e o centro da cidade do Rio de Janeiro permitiu aos alunos a visualização das disposições e das estruturas arquitetônicas, a organização estrutural da cidade, as diferentes formas de apropriação do espaço urbano e dos aspectos físicos de uma cidade.


   Ao chegarem, a agente educadora do CCBB conversou com os alunos e contou-lhes a história sobre a origem e o tempo  de constituição da instituição, mostrou e explicou a diversidade da arquitetura interna e externa do prédio e em seguida convidou-os à escolherem, mediante votação da maioria, quais locais gostariam de conhecer  para desenvolvimento de atividades educativas - teatro, biblioteca, cinema,museu da moeda ou arquivo histórico e memorial CCBB- sendo o teatro e o museu da moeda os espaços contemplados. Brincaram de encenação teatral e na exposição permanente da Galeria de Valores interagiram com a história da moeda, no Brasil e no mundo.


   Os alunos registraram cada área e assuntos de interesses observados durante a aula-passeio a fim de refletirem sob as orientações do Professor da turma, Gabriel Lima, e da Gestora de Projetos do Bairro Educador de Realengo, os objetivos propostos pela Trilha Educativa “Aquarela dos Valores e das Virtudes”.
Por Carmen Rosane Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário