A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 7 de maio de 2013

Estudantes refletem sobre as vantagens de permanecer na escola


A Escola Municipal Teotônio Vilela, integrante do Bairro Educador Maré, recebeu no dia 07 de maio a aplicação do programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” (VPE), da Empresa Junior Achievement.  A atividade faz parte da trilha pedagógica Conhecer, Entender, Escolher e Investir – CEEI - que vem sendo desenvolvida na unidade escolar pelo Bairro Educador com estudantes do 9º ano e objetiva ampliar os conhecimentos dos mesmos quanto às profissões e escolas de ensino médio.  São esclarecidos como funcionam os processos seletivos destas para com isto possibilitar aos estudantes a construção de projetos de vida que tenha a permanência interessada na escola como pilar.


O programa VPE mostra aos alunos do 8º e 9º ano a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação. Ocorre em cinco momentos através de jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate.

A atividade na Escola Municipal Teotônio Vilela contou com a participação do voluntário Leonel Silva do Grupo de Apoio Pedagógico (GCAP/RJ) que no ano de 2012 contribuiu para o reforço escolar de estudantes do 7º e 8º ano que iriam participar do processo seletivo do ISMART para concorrer a bolsas de estudo em colégios de alto padrão. Durante a aplicação do VPE vários estudantes solicitaram ao parceiro que fosse oferecido na escola uma atividade de apoio para os processos seletivos deste ano, evidenciando que o objetivo da trilha CEEI tem sido alcançado, uma vez que os estudantes estão atentos às oportunidades e querem alcançar boas colocações nas vagas para o ensino médio.


 Fica o agradecimento e parabéns a todos os que se envolveram nesta ação, a direção da unidade escolar, que aceitou o desafio, o corpo pedagógico que apoio o desenvolvimento da ação, a Junior Achievement através de sua gestora Andreia Moleta e do voluntário Leonel Silva que está ajudando na aplicação do programa nas turmas de 9º ano desta escola.
Por Leonardo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário