A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Também sou África


Nesta quarta-feira, dia 08 de maio de 2013, os alunos da turma 1301 da Escola Municipal Machado de Assis deram início à segunda atividade do projeto: Africanidade, proposto pelo gestor de projeto do Bairro Educador, Victor Rocha. A atividade em questão concilia o letramento à estruturação identitária, ou seja, tem o duplo objetivo de fortalecer o potencial dos alunos para a leitura e para a escrita, além de fortalecer a identidade dos alunos, por meio do conhecimento de sua ancestralidade e todas as dimensões envolvidas no seu modo de ser e pensar, como as tradições, a cultura, as crenças, etc.

Foi exibido na sala de leitura o filme Kirikou e os Animais Selvagens e, após o filme, houve uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre a cultura africana e a brasileira. Os alunos chegaram à conclusão que a África é uma fonte de riquezas culturais que deságua no Brasil e que há um pouco de África em cada feição, no nosso jeito de viver, na nossa música, nas nossas tradições e nos nossos sorrisos.


Os alunos elaboraram um texto sobre o assunto e desenharam figuras que retratam estas influências, praticando a dimensão integrativa que a atividade educativa proporciona: a de aprender a ler e a escrever não para cumprir uma obrigação, mas sim ampliar os horizontes, auto desenvolver-se, na direção de um interesse que vem de si, da vontade de conhecer, de se comunicar, de descobrir.

 A atividade conduziu à descoberta de um mundo com muitas cores, música, animais, mistérios, cenários e encantamento. Neste encontro não só estruturas frasais e regras gerais de escrita foram desenvolvidas. Enfim, conteúdo curricular e habilidades se encontraram com as belezas da África.

Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário