Nesta
quarta-feira, dia 08 de maio de 2013, os alunos da turma 1301 da Escola
Municipal Machado de Assis deram início à segunda atividade do projeto: Africanidade,
proposto pelo gestor de projeto do Bairro Educador, Victor Rocha. A atividade
em questão concilia o letramento à estruturação identitária, ou seja, tem o
duplo objetivo de fortalecer o potencial dos alunos para a leitura e para a
escrita, além de fortalecer a identidade dos alunos, por meio do conhecimento
de sua ancestralidade e todas as dimensões envolvidas no seu modo de ser e
pensar, como as tradições, a cultura, as crenças, etc.
Foi
exibido na sala de leitura o filme Kirikou e os Animais Selvagens e, após o
filme, houve uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre a cultura
africana e a brasileira. Os alunos chegaram à conclusão que a África é uma
fonte de riquezas culturais que deságua no Brasil e que há um pouco de África
em cada feição, no nosso jeito de viver, na nossa música, nas nossas tradições
e nos nossos sorrisos.
Os
alunos elaboraram um texto sobre o assunto e desenharam figuras que retratam
estas influências, praticando a dimensão integrativa que a atividade educativa proporciona:
a de aprender a ler e a escrever não para cumprir uma obrigação, mas sim
ampliar os horizontes, auto desenvolver-se, na direção de um interesse que vem
de si, da vontade de conhecer, de se comunicar, de descobrir.
A atividade conduziu à descoberta de um mundo
com muitas cores, música, animais, mistérios, cenários e encantamento. Neste
encontro não só estruturas frasais e regras gerais de escrita foram desenvolvidas.
Enfim, conteúdo curricular e habilidades se encontraram com as belezas da
África.
Por Victor Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário