A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sustentabilidade + Responsabilidade = Mundo melhor


O Bairro Educador Bangu em parceria com o geografo Michel Passos, lançou no dia 06 de maio, um olhar diferenciado para a natureza e seus desafios. E falando em natureza, a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva com sua localização e vista privilegiada é contemplada com um dos assuntos mais importantes da atualidade: sustentabilidade.

Uma das atividades escolhidas para a sensibilização dos alunos foi à horta vertical, onde são apresentadas as formas de reciclagem e importância das plantas para a manutenção diária do planeta.


Os alunos aprenderam o passo a passo da construção da horta, desde a escolha do material, recorte, montagem e plantação. No inicio das atividades foi realizado uma palestra abordando a importância da reciclagem, o tempo em que alguns materiais demoram a se decompor e o mais importante, além de uma alimentação mais saudável, é possível contribuir com o meio ambiente.


Com a ajuda dos professores que já trabalhavam o tema em parceria com o projeto “Cientistas do amanhã” ficou muito mais fácil à percepção dos alunos ao assunto. Algumas perguntas foram feitas e a resposta dos alunos ajudou no desenvolvimento da palestra e da construção da horta. Durante a palestra foi apresentado aos alunos um “terrário” para apresentar a importância das plantas em nosso meio ambiente e para a surpresa, os alunos já tinham realizado um trabalho paralelo onde os mesmos possuíam seus próprios ”terrários”, aprendendo com responsabilidade como devemos cuidar da natureza.


Os alunos aprenderam sobre respeito a natureza, e que ter uma horta em casa pode fazer parte da realidade de qualquer pessoa, afinal de contas, é possível cultivar hortaliças, temperos e pequenas flores em uma casa ou em um apartamento. Não importa a quantidade de espaço que você dispõe: sabendo utilizar os recursos certos, é possível criar uma horta bonita e saudável em qualquer ambiente.
Por Leonardo Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário