A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 7 de maio de 2013

Visita ao Museu da Light com a Escola Municipal Figueiredo Pimentel


No dia 07 de Maio, A Escola Municipal Figueiredo Pimentel, BE Madureira, em parceria com o projeto Bairro Educador visitou o Museu da Light, no Centro do Rio. Alunos das turmas de 7°, 8°, 9° ano do ensino fundamental e alguns do projeto “Nenhum jovem a menos” aprenderam um pouco sobre a história dos transportes coletivos no Rio de Janeiro, durante o percurso.

Diante de um antigo bonde elétrico, eles ouviram sobre os costumes da época e sobre a evolução dos transportes coletivos com a chegada da energia elétrica ao estado.


Depois os alunos visitaram o Museu, onde tiveram acesso a experimentos, que comprovaram a energia presente em nosso corpo, aprenderam as diversas formas de se produzir energia, como chega nas residências e como economizá-la.

Os estudantes puderam também participar de jogos educativos, os quais enfatizavam os perigos da intervenção nas redes elétricas e as responsabilidades do consumidor. Durante os jogos, os aluns fizeram uma reflexão sobre os desperdícios de energia, tiveram explicações de como ler uma conta de luz e, por fim, foram estimulados a mudarem de atitude para o consumo de energia mais eficiente e econômico. Todos os alunos elogiaram cada experimento, relatando tudo o que foi aprendido ao chegar à unidade escolar.


Longe dos muros escolares, o Museu de Light acrescentou um variado conjunto de informações sobre temas centrais para o nosso futuro, como a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Por Fabiana Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário